Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?

Auteurs

  • Filomena Pestana Universidade Aberta (Portugal)
  • Teresa Cardoso Universidade Aberta (Porotugal)

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05

Résumé

É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, partilhamos informações, trabalhamos e aprendemos. No campo da Educação, as tecnologias móveis e as plataformas digitais, entre outras, alteram o paradigma de interação e partilha, nomeadamente a Wikipédia, que se poderá assumir como um ambiente virtual de aprendizagem, no contexto da educação aberta e a distância. No entanto, para a integrar curricularmente, importa conhecer a priori que concessões e utilizações fazem estudantes e professores desta enciclopédia online, a qual continua a suscitar controvérsias. Assim, apresentamos e discutimos a utilização da Wikipédia na perspetiva de estudantes e professores do ensino superior online. Neste estudo, com base numa extensa e cuidada revisão da literatura, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto dos referidos públicos-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva, sendo possível concluir que a maioria dos inquiridos acede à Wikipédia, porém são ainda poucos os que o fazem no âmbito do trabalho académico. Os resultados apresentam-se com potencial para uma possível abertura à implementação de atividades letivas neste âmbito. Em suma, embora as práticas dos estudantes e professores inquiridos sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente e possam prevalecer os cruzamentos e encontros entre recursos educacionais abertos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Filomena Pestana, Universidade Aberta (Portugal)

LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning, Universidade Aberta (PORTUGAL)

Teresa Cardoso, Universidade Aberta (Porotugal)

Universidade Aberta, LE@D – Laboratório de Educação a Distância e eLearning (PORTUGAL),

Téléchargements

Publiée

2018-03-29

Comment citer

Pestana, F., & Cardoso, T. (2018). Utilização da Wikipédia por Estudantes e Professores: (des)encontros entre práticas educacionais abertas?. Revista Diálogo Educacional, 18(56), 108–127. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS05