Continuing teachers formation: the partnership between university and school to leadership and the recognition of teaching work
DOI :
https://doi.org/10.7213/rde.v14i43.2074Résumé
University and school have rehearsed some experiences in partnership towards a more qualified teacher training. The research group has been experimenting this since 2001 through various investigative projects. The object of study is the initial and continuing training of teachers, reflecting on the knowledge produced in the practice of the craft of these professionals. Investigations have ethnographic character, are qualitative, highlighting the critical action-collaborative research; make use of discussion groups, records of experiences, documentary analysis, observation and interviews. Findings of the research: university and school spaces are rich in contradictions; subjects that take part in there have what to say, produce knowledge that need to be recorded, valued, publicized; the way how institutions work can be facilitators or cause difficulties on learning and professional development; professionals graduate in their workspace and change it; dialogue and reflection are presented as primordial in achieving learning spaces; shared spaces for reflection and questioning facilitate the professional development process, are formative and can result in professional learning; the continued educational work and the identification of its benefits to the classes and the students favor learning and professional development; the positive and purposeful welcoming from directive team to the teacher's work, listening and valuing it favors the development of professionals learning; change of representations and discourses of teachers may be accompanied by changes in teaching practices and the partnership University/ College/University may maximize more qualified teaching actions.Téléchargements
Références
AQUINO, J. G. (Org.). Autoridade e autonomia na escola. São Paulo: Summus, 1999. Continuing teachers formation
BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Plano, 2002. (Série Pesquisa em Educação, v. 3).
BARROSO, J. Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Ed. da Unesp, 2004.
BARROSO, J.; CANÁRIO, R. Centros de formação das associações de escolas: das expectativas às realidades. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1999.
BEHRENS, M. A. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa; Rio de Janeiro: Difel; Bertrand Brasil, 1989.
BRANDÃO, C. R. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1982.
CABRERA, F. A. Evaluación de la formación. Madrid: Síntesis, 2000.
CANÁRIO, R. O professor entre a reforma e a inovação. Acervo Digital Unesp. 1999. Available at: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/
/1/u1_d27_v2_t05.pdf>. Access on: 17 nov. 2014.
CARR, W.; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martínez, 1988.
CUNHA, M. I. Pedagogia universitária: energias emancipatórias em tempos neoliberais. São Paulo: Junqueira & Marin, 2006.
DEWEY, J. Como pensamos. 3 ed. São Paulo: Nacional, 1959.
ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Ed., 1994.
FIORENTINI, D.; GERALDI, C. G.; PEREIRA, E. M. (Org.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
FRANCO, M. A. S. Apresentação da sessão Em Foco: a pesquisa-ação e a prática docente. Educação e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 31, n. 3, p. 439-443, dez. 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Da Unesp, 2000.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia, o cotidiano do professor. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
GARRIDO, E., PIMENTA, S. G.; MOURA, M. O. A pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão do professor. In: MARIN, A. J. Educação continuada. Campinas: Papirus, 2000.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica.
In: PIMENTA, S.; GHEDIN, E. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-149.
GIROUX, H. Freire e a política de pós-colonialismo. In: MCLAREN, P.; LEONARD, P.;
GADOTTI, M. Freire: poder, desejo e memórias de libertação. Porto Alegre: ArtMed, 1999.
GHIGGI, G. A disciplina e o processo pedagógico: considerações a partir da proposta de Anton S. Makarenko. Cadernos de educação, Pelotas, n. 1, p. 27-30, nov. 1992.
GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1968.
HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
KINCHELOE, J. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.
LISTON, D. P.; ZEICHNER, K. M. Formación del profesorado y condiciones sociales de la escolarización. Madrid: Morata, 1997.
LOUREIRO, W. N. Formação de professores: realidades e perspectivas. In: LISITA, V. M. S.; PEIXOTO, A. J. (Org.). Formação de professores: políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001. p. 11-19.
GARCÍA, M. C. Formação de professores para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.
MARIN, A. J. A construção do conhecimento sobre o trabalho docente e a didática e suas várias funções. In: MARIN, A. J. Didática e trabalho docente. Araraquara: J. M., 1996. p. 125-139.
MIRANDA, M. G.; RESENDE, A. C. A. Sobre a pesquisa-ação na educação e as armadilhas do praticismo. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 33, 2006.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação & Sociedade, Campinas, n. 78, p. 15- 36, abr. 2002.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão decente. In: NÓVOA, A. (Coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências na formação e na atuação docente. PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E., FRANCO, M. A. S. (Org.). Pesquisa em educação: alternativas investigativas com objetos complexos. São Paulo: Loyola, 2006.
RIOS, T. A. Competência ou competências – o novo e o original na formação de professores. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. Didática e práticas de ensino: interfaces com deferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
SOUSA SANTOS, B. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2009.
STRECK. D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (Org.) Dicionário Paulo Freire. 2.ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
UNDA, M. P.; CHAPARRO, C. I.; ESPINOZA, H. F. Red de cualificación de educadores en ejercício. In: ARIAS, M. D.; FLORES, A.; PORLÁN, R. (Org.). Redes de maestros: una alternativa para la transformación escolar. Sevilla: Díada, 2001. p. 115-137.
ZEICHNER, K. El maestro como profesional reflexivo. Cuadernos de Pedagogia, Lisboa, n. 220, p. 44-49, 1993.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador-acadêmico. In: GERALDI, C. M. G; FIORENTINI, D., PEREIRA, E. M. A. (Org.). Cartografia do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.