À propos de cette revue

Sobre a revista

A Revista Diálogo Educacional (RDE) é uma publicação trimestral, com artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando formação de professores e pensamento educacional brasileiro, direcionados aos profissionais de áreas afins. A responsabilidade é do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil, que se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores(as) e grupos de pesquisa nacionais e internacionais para promover o debate na área. A revista publica também dossiês temáticos contendo artigos que resultem de pesquisa sobre temas inovadores e de relevância para a área educacional, desde que estejam de acordo com o foco e escopo da revista. O tema que compõe o dossiê de cada um dos números da RDE é definido pelo Comissão Editorial e divulgado com antecedência na página on-line da Revista. A revista adota o sistema de avaliação double blind peer review.

Missão

Publicar trabalhos originais e inéditos que contribuam para o desenvolvimento da ciência da área da educação. Abordando temas emergentes capazes de suscitar a troca de informações, bem como debate de questões neste campo de conhecimento.

Objetivo

A revista se destina a divulgar a produção acadêmica e científica de pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais da área de Educação contribuindo com o intercâmbio promovendo a geração de novos conhecimentos.

Política de APCs - Taxa

A Revista Diálogo Educacional não cobra taxa de autores para submissão nem publicação (APCs).

Política de acesso aberto, livre e gratuito

A Revista Diálogo Educacional segue o princípio de democratização e acesso livre ao conhecimento e, portanto, oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo.

Política de direitos autorais

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com a utilização da Licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Permite, também, adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação no periódico, para qualquer fim. A Revista Diálogo Educacional proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, possibilitando maior visibilidade e alcance dos artigos publicados, com apoio no Public Knowledge Project, que desenvolveu esse sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa e que permite distribuir o OJS e outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Política livre de plágio

A Revista Diálogo Educacional adota política de combate ao plágio. Sendo assim, os artigos submetidos são direcionados ao iThenticate, ferramenta de detectores de plágio e autoplágio disponível na editora PUCPRESS. Os artigos em que forem verificados plágios ou condutas antiéticas não serão avaliados ou publicados. Se identificados textos publicados em desacordo com a política livre de plágio, a qualquer tempo a revista poderá retirá-los ou corrigi-los, devendo publicar esclarecimentos e retratações, quando necessário. A Revista Diálogo Educacional adota os princípios do código de ética do Committee on Publication Ethics (COPE) e das diretrizes para a integridade na atividade científica do CNPq.

Política de idiomas

A Revista Diálogo Educacional aceita submissões enviadas em português, inglês, francês e espanhol, para avaliação. No intuito de aumentar a visibilidade e o alcance dos trabalhos publicados, a revista publica os artigos aceitos em dois idiomas. Uma vez aceito o artigo, os autores serão comunicados da necessidade de providenciar a tradução do artigo para o segundo idioma, a qual deverá ser realizada por profissional qualificado, com certificado de qualidade.

Política de privacidade

Os nomes e endereços submetidos no sistema da revista serão utilizados exclusivamente nos serviços prestados pela publicação e não serão fornecidos a terceiros em qualquer hipótese. A revista se reserva o direito de enviar para seu e-mail comunicados sobre seus eventos e outras iniciativas.

Política de autoarquivamento e preservação digital do documento

A Revista Diálogo Educacional permite o autoarquivo em sites pessoais, repositórios institucionais e repositórios temáticos. Por utilizar o sistema do OJS, a RDE possui o sistema de autoarquivamento LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) e CLOCKSS.

Periodicidade anual da revista

  • 1º número, correspondente ao período de janeiro a março – publicação em fevereiro/março;
  • 2º número, correspondente ao período de abril a junho – publicação em maio/junho;
  • 3º número, correspondente ao período de julho a setembro – publicação em agosto/setembro;
  • 4º número, correspondente ao período de outubro a dezembro – publicação em novembro/dezembro.

Fontes de indexação

Orientações aos autores e autoras

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores e autoras.

  1. Se a identificação de autoria foi removida do texto e das “Propriedades do arquivo”, garantindo, desta forma, o critério de sigilo da revista.
  2. Se a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  3. Se as URLs para as referências foram informadas e estão ativas.
  4. Se os microdados dos autores estão preenchidos, contendo todas as informações solicitadas.
  5. Se o texto segue os padrões de estilo no formato do template do periódico: template RDE.
  6. Toda correspondência referente à publicação de artigos deverá ser enviada para [email protected].