Desafios da formação de professores

Authors

  • Clarilza Prado de Sousa Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO02

Keywords:

Dimensão psicossocial do currículo de formação docente, Presentismo, Projeto de futuro, Valores, Representações sociais e Subjetividade

Abstract

Entendendo que a formação do professor deve ser analisada também de uma perspectiva psicossocial, procura-se, neste texto, analisar como a construção da profissionalidade se articula em um cenário de presentismo – foco exagerado no presente – que se observa na sociedade atual. Como professores em formação, que escolheram uma profissão que tem por característica formar a geração futura, representam o futuro? Quais os valores que orientam as escolhas desses professores? Os programas de formação subsidiam a construção de projetos de futuro baseados em valores como liberdade, direito, justiça social? A subjetividade do professor/aluno é considerada durante o processo de formação? Considerando que a profissão do professor se define no compromisso com a formação do futuro do aluno e da sociedade, negar a possibilidade de preparar para o futuro é negar sua profissão.

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Published

2017-08-25

How to Cite

Prado de Sousa, C. (2017). Desafios da formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 17(53), 739–756. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO02

Issue

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Dossier