Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?

Autores/as

  • Maiane Liana Hatschbach Ourique Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS - Brasil.
  • João Luis Pereira Ourique Doutor em Letras, professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08

Resumen

Este trabalho visa repercutir algumas imagens de professor propagadas nos discursos atuais da educação, enfocando as expectativas e demandas que corroboram para compor diferentes figuras docentes. Por um lado, as políticas públicas valem-se de um imaginário social da profissão para associar a qualidade na educação à competência profissional docente. Por outro, os diferentes registros do cotidiano educacional brasileiro mostram a miserabilidade material e pedagógica do trabalho do professor. A partir do tensionamento entre esses dois pontos, indaga-se sobre quais concepções de racionalidade e formação respaldam os discursos normativos da docência. Ainda, essas imagens-modelo de professor conseguem enfrentar de forma efetiva as problemáticas da escola contemporânea? À luz das dimensões formativas da Teoria Crítica, este estudo dá especial atenção aos escritos de Theodor Adorno, realizando uma leitura hermenêutica do espaço configurado entre o proposto e o desenvolvido no campo da docência.  

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Publicado

2014-07-12

Cómo citar

Hatschbach Ourique, M. L., & Pereira Ourique, J. L. (2014). Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?. Revista Diálogo Educacional, 14(42), 477–499. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08