LA GESTION DE LA DIVERSITÉ CULTURELLE DANS LE SYSTÈME ÉDUCATIF FRIBOURGEOIS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v3i7.4930Resumen
Cet article analyse la gestion de la diversité culturelle dans le système éducatif d’une région nouvellement confrontée aux migrations internationales. Cette analyse a été d’abord effectuée au niveau macro en examinant les trajectoires scolaires des élèves minoritaires. Ensuite, nous avons interrogé des enseignants stagiaires sur leurs philosophies pédagogiques et sur leurs façons d’expliquer et de résoudre un cas d’inadaptation scolaire lié à la diversité culturelle.
Descargas
Citas
Alleman-Ghionda, C., De Goumoëns, C. & Perregaux, C. (1999).
Pluralité linguistique et culturelle dans la formation des enseignants. Fribourg: Ed. Universitaires de Fribourg.
ANGST YILMAZ, D. Des classes séparées? Dossier sur les demandes politiques de ségrégation des élèves parlant une langue étrangère à l’école. Berne: Commission fédérale contre le racisme,1999.
BOTTANI, N. & WALLBERG, H.J. A quoi servent les indicateurs internationaux de l’enseignement ? In: Collectif L’OCDE et les indicateurs internationaux de
l’enseignement. Paris: CERI, 1992. p. 7-13.
BOURDIEU, P., & PASSERON, J. C. La reproduction. Paris: Minuit, 1970.
GROSSENBACHER, S. L’appui pédagogique à l’école: le développement de modèle intégratifs d’enseignement en Suisse. Aarau: CSRE, 1994.
HARGREAVES, A. Changing teachers, changings times: teachers’work and culture in the postmodern age. London: Cassel, 1994.
HUBERMAN, M. Vers des cycles de vie collective des enseignants. Educateur
Magazine, 8. 1999.
OFFICE FÉDÉRAL DE LA STATISTIQUE Formation scolaire et professionnelle: statistique des élèves, des classes, des diplômes et des enseignants. Neuchâtel:OFS, 2000.
RIDORÉ, C. L’intégration dans une petite commune. In Commission nationale suisse pour l’UNESCO (Ed.). Intégration des immigrés-réponses suisses Berne: Commission nacional suisse pour l’UNESCO, 2000. p. 83-89.
ROSENTHAL, R., & JACOBSON, L. Pygmalion à l’école. Paris: Casterman, 1977. SERVICE DE STATISTIQUE DE L’ETAT DE FRIBOURG Annuaire statistique du canton de Fribourg. Fribourg: STAT-FR, 2000.
ZEICHNER, K., ET GORE, J. Teacher socialization, in W.R. Houston (Ed.). Handbook of research on teacher education. New York: MacMillan, 1990.
ZIMMERMANN, D. La sélection non-verbale a l’école. Paris: Les éditions ESF, 1982.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.