Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa

Autores/as

  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), bolsista Pq-CNPq, Sorocaba, SP - Brasil.
  • Adriana Varani Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sorocaba, SP -Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7196

Resumen

O presente artigo trata das potencialidades e dos dilemas vividos na relação entre o trabalho do professor e o do pesquisador. Inicialmente, são identificadas especificidades no labor docente e de pesquisadores, e apontadas possibilidades de articulação entre ambos. Na segunda parte, são revisitados autores que tratam dessa questão e que têm forte influência nesse debate recentemente desenvolvido no Brasil. Posteriormente apresentam-se duas partes, nas quais são mencionadas as complexidades que se verificam no processo de articulação entre ensino e pesquisa, para, nas linhas conclusivas, apontar como desafio aos professores e aos pesquisadores a superação do teoricismo acadêmico-científico, do praticismo docente, do utilitarismo que recorrentemente identifica tanto a prática investigativa quanto a educativa, bem como a promoção das adequadas condições para que os professores possam realizar investigações articulando ensino e pesquisa, o que exigirá a identificação de problemas que sejam significativos à comunidade escolar e à comunidade científica e o distanciamento de paradigmas teórico-metodológicos de tradição positivista. 

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Publicado

2012-07-11

Cómo citar

Martins, M. F., & Varani, A. (2012). Professor e pesquisador: considerações sobre a problemática relação entre ensino e pesquisa. Revista Diálogo Educacional, 12(37), 647–680. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.7196