A RELAÇÃO AFETIVA NA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DIFERENTES SIGNIFICADOS E FORMAS DE ATUAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v7i20.4234Resumen
Este artigo fornece elementos para reflexões sobre a conexão entre as relações afetivas e o processo cognitivo, nas situações de aprendizagem. Pesquisas de natureza participativa e qualitativa e projetos psicopedagógicos têm sido realizados em diferentes contextos do Brasil. Estes estudos focalizam as influências do contexto cultural, dos mitos e dos diferentes estilos dos aprendizes sobre os valores e significados que esses sujeitos atribuem às relações afetivas nas diferentes situações de aprendizagem. As experiências revelaram que ambas as relações afetivas positiva e negativa entre profissionais, aprendizes e objeto do conhecimento são responsáveis pelas mudanças no processo de aprendizagem e ensino. Este artigo focaliza a importância de se considerar as diferentes dimensões do afeto nas múltiplas formas do aprendiz atuar como professor, cuidador, junto aos colegas de trabalho e aos aprendizes nos diferentes ciclos de vida: infantil, juvenil e adulto.Descargas
Citas
BRONFENBRENNER, I. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BYINGTON, C. A pedagogia simbólica. Rio Janeiro, RJ: Rosa dos Ventos, 1995.
BUROW, A. O. Gestaltpedagogia um caminho para a escola e a educação. São Paulo, SP: Summus, 1981.
FAGALI, E. Q. Múltiplas formas de aprender: novos paradigmas da pósmodernidade. São Paulo, SP: Unidas-Integração, 2001a.
_____. A dinâmica relacional, a subjetividade, o múltiplo e o transitar na aprendizagem de adolescentes de quinta série. Tese (Doutorado) – PUC, São Paulo, 2001b.
_____. Diferentes instâncias do aprender e influências do contexto cultural: uma abordagem fenomenológica ecossistêmica. RevistaConstruçãoPsicopedagógica. São Paulo, v. 17, n.9, 2004a.
_____. O aprender na transição mediado pelo pensamento imaginário-metafórico ecossistêmico. In Masini, E.(org), Condições para aprender. São Paulo, SP: Vetor, 2004b.
_____ . Criando espaços para novas contribuições psiopedagógicas: entre contexto clínico e institucional: abordagem multireferencial fenomenológica ecossistêmica. In MASINI, E. Uma jornada de reflexão sobre a prática em psicopedagogia. São Paulo, SP: Vetor, 2005a.
_____ . Encontros entre arteterapia e psicopedagogia: a relação dialógica terapeuta e cliente, educador e aprendiz In Ciornai (org), Percursos em arteterapia. São Paulo,SP: Summus, 2005s.
_____. Múltiplos sentidos doterapêutico: intervenções psicopedagógicas em diferentes contextos de aprendizagem. Psicopedagogia: Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2006. (no prelo).
FREIRE, P. Criando o método de pesquisa participativa. In: BRANDÃO (Org.). Pesquisa participante. São Paulo, SP: Brasiliense, 1999.
HYCNER, R. Jacobs. Relação e cura em gestalt –terapia. São Paulo, SP: Summus 1997.
JUNG, C. O homem e seus símbolos . Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1985.
MATURANA, E. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.
MORIN, E. Ciência com consciência. São Paulo, SP: Bertrand Brasil, 1996.
_____ . O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulinas, 1999. POLSTER, I. E. M. Gestaltterapia integrada. Rio de Janeiro, RJ: Interlivro 1979.
WILBER, K. Espectro da consciência. São Paulo, SP: Cultrix, 1997.
WINICOTT, D.T. O brincar e a realidade. São Paulo, SP: Imago, 1975.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.