COMPLEXIDADE, CURRÍCULO E ÉTICA: O PARTO DE UM NOVO MUNDO

Autores/as

  • Ricardo Tescarolo PUCPR
  • Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4153

Resumen

Este artigo analisa a crise do pensamento ocidental contemporâneo e a emergência de uma nova cosmologia fundada na complexidade. Ela representa a superação da visão que pretendeu descobrir princípios de simplicidade, estabilidade e objetividade em uma realidade essencialmente complexa e ambígua. A superação da concepção fragmentadora da realidade encontrase no centro dessa nova visão, conciliando reflexão com sensibilidade e razão com experiência. Da idéia de complexidade resulta uma ética que constitui o fundamento do reconhecimento de que a dimensão interior de cada mulher e homem o/a transforma em um acontecimento de importância cósmica. E dela resulta também a urgência de que todas as instâncias da sociedade – mas principalmente a escola, por sua própria raison d´être – assumam a sua responsabilidade social e planetária, estabelecendo um novo contrato de solidariedade em favor da Terra, da Vida e da Humanidade.

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Publicado

2007-07-17

Cómo citar

Tescarolo, R., & Gonçalves Dias Gasque, K. C. (2007). COMPLEXIDADE, CURRÍCULO E ÉTICA: O PARTO DE UM NOVO MUNDO. Revista Diálogo Educacional, 7(22), 39–52. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4153