Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa

Autores/as

  • Viviane Fernandes Faria Pinto Secretaria de Educação do Distrito Federal, vinculada ao Insti tuto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil.
  • Diva Maria Moraes Albuquerque Maciel Pesquisadora Associada do Departamento de Psicologia Escolar da UnB, orientando trabalhos de mestrado e doutorado, Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4132

Resumen

Este artigo objetiva discutir as contribuições das interações entre pares para o processo de aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Baseia-se em um estudo qualitativo orientado pela teoria sociocultural-construti vista, que analisou as estratégias comunicativas utilizadas por crianças em episódios de interação registrados em vídeo. Participaram do estudo crianças com idades variando entre 4 e 5 anos, entre elas duas irmãs gêmeas que apresentavam atrasos no desenvolvimento da oralidade. O estudo indica que os contextos interativos são fundamentais para a aprendizagem: verificou-se que as interações das crianças com distúrbios de linguagem exigem a utilização de diferentes estratégias comunicativas, o que resulta em possibilidades diversas de desenvolvimento. Conclui-se, no entanto, que os contextos inclusivos, embora permitam diferentes possibilidadesde desenvolvimento, necessitam da mediação pedagógica com vistas à superação de possíveis obstáculos.

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Faria Pinto, V. F., & Moraes Albuquerque Maciel, D. M. (2011). Interações criança-criança e a coconstrução da linguagem: uma análise qualitativa. Revista Diálogo Educacional, 11(32), 225–245. https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4132