EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO MAIS ORGÂNICA

Autores/as

  • José Augusto Florentino Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.
  • Cleoni Maria Barboza Fernandes Ponti fí cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4114

Resumen

O presente artigo é uma reflexão conjunta entre dois professores – doutorando e orientadora – com o intuito de discutir o paradigma da complexidade e suas possibilidades paraa educação de um ser humano melhor. Complexo e necessário exercício acadêmico e dehumana experiência dialógica. Para tanto, o objetivo é o de discutirmos abordagens de como trabalhar com o humano, o social e, sobretudo, com o pedagógico, na tentativa deresgatar a produção de senti do entre aprender e ensinar. Não obstante, estamos diante deuma sociedade caracterizada pelo pluralismo de ideias e pela complexidade das práticas sociais e dos saberes nela e com ela produzidos. Dessa forma, é de suma importância quenós professores nos apercebamos de que é preciso haver a mudança do olhar e do sentir. Em suma, para uma educação de presente-futuro ético e de humanas gentes é necessárioinvestir no desenvolvimento de ser humano em sua multidimensionalidade pessoal, culturale profissional, em que a humanidade de suas ações tenha a capacidade de promovera solidariedade, a prática social e cidadã.

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Publicado

2011-07-07

Cómo citar

Florentino, J. A., & Barboza Fernandes, C. M. (2011). EDUCAÇÃO E COMPLEXIDADE: POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO MAIS ORGÂNICA. Revista Diálogo Educacional, 11(32), 167–186. https://doi.org/10.7213/rde.v11i32.4114