ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: REVISANDO A LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3916Resumen
A intenção do presente artigo é o de analisar criticamente a formação dos profissionais da educação no contexto dos cursos de Biologia. O ponto de partida do presente estudo é refletir sobre o ensino das disciplinas pedagógicas e integradoras nesses cursos, enfocando, a partir de seus currículos, as seguintes categorias: formação do profissional de educação, cursos de licenciatura, disciplinas pedagógicas, relação teoria e prática, ação docente, que constituem a base comum para as instâncias formadoras.Descargas
Citas
ANFOPE, Documento final do IV Encontro Nacional. Belo Horizonte, julho,
CANDAU, V. Novos rumos da licenciatura. Brasília, INEP, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 1987, 93 p.
CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: três diretrizes norteadoras de seu conteúdo específico. Ïn: CARVALHO, A. P. (Org.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Livraria Pioneira, 1988 (a).
CATANI, D. B. et al. (Org.) Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1987.
COELHO, M. F. Avaliação da formação pedagógica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, 1978.
GIL- PEREZ ; CARRASCOSA, J.; FURIÓ, C. e MARTÍNEZ TORREGROSA,
J. La enseñanza de las ciencias en la educación secundaria. Barcelona, Horsori, 1991 (c).
HAMBURGER, A. I. Alguns dilemas da Licenciatura. Ciência e cultura, São
Paulo: SBPC, 35 (3), 1983.
KRASILCHIK, M. A didática e a preparação de professores de ciências. In: Seminário: a didática em questão. São Paulo: FEUSP, de 24 a 27 de fevereiro de 1985. Atas. São Paulo, 1985. v. 22, p. 121-151.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.
MARTINS, O.; BRITO, M. e outros. Projeto: formação do educador no estado do Paraná. Convênio 12/86 MEC/INEP/FUFPR. Curitiba, 1988.
NADAI, E. A prática de Ensino e a Universidade. Mesa Redonda, ATLAS -
Encontro Nacional de Prática de Ensino, FEP-USP, 1983.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Portugal. Publicações Dom
Quixote, 1995.
SILVA, T. T. da. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
WACHOWICZ, L. A. Ensino do conhecimento ao pensamento.
_____. O método dialético na didática. Campinas/SP: Papirus, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.