ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: REVISANDO A LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Autores/as

  • Vera Maria Brito Malucelli Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da PUCPR, Professora dos Cursos de Biologia, Pedagogia e Filosofia da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3916

Resumen

A intenção do presente artigo é o de analisar criticamente a formação dos profissionais da educação no contexto dos cursos de Biologia. O ponto de partida do presente estudo é refletir sobre o ensino das disciplinas pedagógicas e integradoras nesses cursos, enfocando, a partir de seus currículos, as seguintes categorias: formação do profissional de educação, cursos de licenciatura, disciplinas pedagógicas, relação teoria e prática, ação docente, que constituem a base comum para as instâncias formadoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANFOPE, Documento final do IV Encontro Nacional. Belo Horizonte, julho,

CANDAU, V. Novos rumos da licenciatura. Brasília, INEP, Rio de Janeiro, PUC/RJ, 1987, 93 p.

CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: três diretrizes norteadoras de seu conteúdo específico. Ïn: CARVALHO, A. P. (Org.). A formação do professor e a prática de ensino. São Paulo: Livraria Pioneira, 1988 (a).

CATANI, D. B. et al. (Org.) Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1987.

COELHO, M. F. Avaliação da formação pedagógica na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, UFRJ, Rio de Janeiro, 1978.

GIL- PEREZ ; CARRASCOSA, J.; FURIÓ, C. e MARTÍNEZ TORREGROSA,

J. La enseñanza de las ciencias en la educación secundaria. Barcelona, Horsori, 1991 (c).

HAMBURGER, A. I. Alguns dilemas da Licenciatura. Ciência e cultura, São

Paulo: SBPC, 35 (3), 1983.

KRASILCHIK, M. A didática e a preparação de professores de ciências. In: Seminário: a didática em questão. São Paulo: FEUSP, de 24 a 27 de fevereiro de 1985. Atas. São Paulo, 1985. v. 22, p. 121-151.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítica-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986.

MARTINS, O.; BRITO, M. e outros. Projeto: formação do educador no estado do Paraná. Convênio 12/86 MEC/INEP/FUFPR. Curitiba, 1988.

NADAI, E. A prática de Ensino e a Universidade. Mesa Redonda, ATLAS -

Encontro Nacional de Prática de Ensino, FEP-USP, 1983.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Portugal. Publicações Dom

Quixote, 1995.

SILVA, T. T. da. Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

WACHOWICZ, L. A. Ensino do conhecimento ao pensamento.

_____. O método dialético na didática. Campinas/SP: Papirus, 1989.

Publicado

2001-07-17

Cómo citar

Brito Malucelli, V. M. (2001). ANÁLISE CRÍTICA DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: REVISANDO A LICENCIATURA EM BIOLOGIA. Revista Diálogo Educacional, 2(4), 139–152. https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3916

Número

Sección

Artigos