A PESQUISA E O FAZER PEDAGÓGICO: GERAR E DIFUNDIR CONHECIMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3886Resumen
O presente artigo relata a proposta na PUCPR de unir pesquisa e docência na formação continuada de professores, mais especificamente dos estudos sobre a abordagem qualitativa e a metodologia da pesquisa que está sendo utilizada no projeto Gestão Estratégica de Competências e a Formação do Professor. A realização da pesquisa vem propiciando ao grupo de professores da área de educação um trabalho integrado, e ao mesmo tempo, um caminhar pela pesquisa- ação, integrando os seguintes procedimentos e técnicas de pesquisa: análise documental, análise iconográfica, aplicação de questionários, entrevista semi-estruturada, observação participante e seminários.Descargas
Citas
ALVES, R. Conversas com quem gosta de ensinar. 21. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1985.
ALVES, R. Primeira lição para os educadores.Disponível em : . Acesso em: 22 jun. 2001.
ANDRÉ, M. D. A . de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus,
(Série prática pedagógica).
BOGDAN, R. ; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1997.
CASTANHO, S. E. M. Universidade entre o sim, o não e o talvez. Caderno de Pesquisa, n. 100, p. 37-48, mar. 2000.
COSTA, M. V. Introdução: novos olhares na pesquisa em educação. In: _____.
Caminhos investigativos: Novos olhares na pesquisa em educação. Porto Alegre: Mediação, 1996. p. 7-17.
DECLARAÇÃO mundial para o ensino superior no século XXI. In: CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR, 1998, Paris. Anais... Tendências da educação superior para o século XXI. Brasília: UNESCO/CRUB, 1999. p. 15-32.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
DEMO, P. Pesquisa: princípios científico e educativo. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1991. (Biblioteca de educação. Série I. Escola; v.11).
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento:Metodologia Científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas: Papirus, 1995a.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996a.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1996b. (Biblioteca tempo universitário; 96).
FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991.
FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez
FAZENDA, I. A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. (Coleção práxis).
FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas:
Papirus, 1998. (Coleção práxis).
LESSARD - HÉRBART, M. Pesquisa em educação. Lisboa: Instituto PIAGET, 1984.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. ( Temas básicos de educação e ensino).
MIRANDA, M. G. de. Novo paradigma de conhecimentos e políticas educacionais na América Latina. In: VEIGA, I. P. A. ; CASTANHO, M. E. L. M. (Org.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000. p. 13-47.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores. In: _____. Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e sua conseqüências em relação à formação para o magistério. Pelotas: PUCRS, 1999. (Palestra)
THIOLLENT, M. Notas para o debate sobre a pesquisa-ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1984.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, S. S. Um discurso sobre as ciências. 6. ed. Porto: Afrontamento, 1992.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do professor. São Paulo: Ed. UNESP, 1996.
WACHOWICZ, L. A. (Org.). A interdisciplinaridade na universidade. Curitiba: Champagnat, 1998.
SEVERINO, A. J. Formação do educador e avaliação educacional. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
ZAINKO, M. A. S. ; GISI, M. L. A gestão de competências: inovação ou modismo na formulação de políticas públicas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 2, n.3, p.33-44, jan./jun. 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.