Interações e brincadeiras

o currículo das infâncias como experiências do “não ver”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01

Palabras clave:

Currículos, Infâncias, Interações, Brincadeiras, Experiência

Resumen

El artículo propone una reflexión sobre el currículo de la Educación Infantil a partir de las nociones de acontecimiento, desconstrucción y experiencia, en diálogo con las obras de Jacques Derrida y Clarice Lispector. La epígrafe de Memorias de ciego, de Derrida, y fragmentos de Agua Viva, de Lispector —donde se evidencia una escritura marcada por el “no ver”— son tomados como metáfora de la imprevisibilidad que constituye los currículos vividos con las infancias. Retomamos las políticas curriculares más recientes para la educación infantil —las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil (DCNEI, 2009) y la Base Nacional Común Curricular (BNCC, 2018)— donde se evidencia la centralidad de las interacciones y los juegos como ejes estructurantes de la práctica pedagógica en la Educación Infantil, como posibilidad de problematizar la forma en que tales elementos pueden ser capturados por una lógica prescriptiva. En otra dirección, argumentamos a favor de un currículo como acontecimiento imprevisible, movimientos de alteridad y procesos de subjetivación que escapan a la normatividad, asociándolo a la metáfora de la “escritura ciega” de Derrida, como potencia para pensar un currículo que se construye en el encuentro con el otro y con lo inesperado —no como error, sino como gesto creador. Del mismo modo, el flujo discontinuo y no lineal de la escritura de Clarice Lispector es convocado como imagen de un currículo inventivo, abierto a la diferencia y a la multiplicidad de las infancias, como una invitación ética y estética para pensar la escuela como un espacio de experiencias compartidas, donde las interacciones y los juegos, así como el currículo, funcionan como actos de invención, resistencia y expresión de las diferencias.

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Biografía del autor/a

Maria Clara de Lima Santiago Camoes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutoranda no PROPED/UERJ. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RIO), onde atuou como docente da especialização por quatro anos. Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (CAPES, 2018). Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professora regente de Educação Infantil no Colégio Pedro II, onde ocupou por cinco anos cargos de Coordenadora Geral de Projetos e de Orientadora Pedagógica. Em 2020, iniciou a atuação como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É coordenadora do grupo de pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. Membro do grupo de pesquisa GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse estão concentradas em estudos sobre o currículo e a Educação Infantil, com ênfase nas políticas curriculares para a infância.

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrado (2002) e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Titular da Faculdade de Educação da UERJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Proped (a parrtir de out/2023). Orientou 16 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorados e 3 estágios de pós-doutoramento. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, PROCIENTISTA/UERJ. Bolsista de Produtividade do CNPq. Vice-coordenadora do Dinter Proped/UERJ- Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2018-2022)Foi chefe do Departamento de Estudos Aplicados a Educação da Faculdade de Educação da UERJ.(2012-2015), Foi diretora da Faculdade de Educação da UERJ no período de agosto a novembro de 2015. Foi Vice-coordenadora do GT- Currículo da Anped no biênio 2012-13, Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd/ GT Currículo (2015-2017, 2017-2019). Presidente do Associação Brasileira de Currículo pelo biênio 2019/2021. Atua como Membro do Comitê Institucional de Programas Institucionais PIBIC, PIBIC Af, PIBITI e IC Júnior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Comitê PIBIC UERJ)Coordenadora de área - Educação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ entre 08/2018 e 08/2022Coordenadora do Convênio UERJ-SEEDUC/RJ no âmbito do Projeto Rio +Alfabetizado para criação e oferecimento de curso de pós-graduação a professores alfabetizadores das secretarias municipais de Educação do estado do Rio de janeiro. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação/ Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita.Coordena o GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos - GECDH/Proped/UERJ.Desenvolve pesquisas na área de currículo, cultura e diferença, formação de professores, políticas curriculares para anos iniciais e educação infantil. Conta com financiamento do CNPq, FAPERJ, UERJ/FAPERJ. Participa de projetos/parcerias internacionais com Austrália, Portugal, México, Argentina, Chile e Estados Unidos.Mais ver em www.curriculo-uerj.pro.br

Publicado

2025-12-10

Cómo citar

Camoes, M. C. de L. S., & Frangella, R. de C. P. (2025). Interações e brincadeiras: o currículo das infâncias como experiências do “não ver”. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1662–1676. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01