Interações e brincadeiras

o currículo das infâncias como experiências do “não ver”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01

Keywords:

Currículos, Infâncias, Interações, Brincadeiras, Experiência

Abstract

The article proposes a reflection on the Early Childhood Education curriculum based on the notions of event, deconstruction, and experience, in dialogue with the works of Jacques Derrida and Clarice Lispector. The epigraph from Memoirs of the Blind, by Derrida, and fragments from Água Viva, by Lispector — which reveal a writing marked by “not seeing” — are taken as a metaphor for the unpredictability that constitutes the curricula lived with childhoods. We return to the most recent curriculum policies for Early Childhood Education — the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2009) and the National Common Curricular Base (BNCC, 2018) — where the centrality of interactions and play as structuring axes of pedagogical practice in Early Childhood Education is emphasized, as a possibility to question the way these elements may be captured by a prescriptive logic. In another direction, we argue in favor of a curriculum as an unpredictable event, movements of otherness, and subjectivation processes that escape normativity, associating it with the metaphor of “blind writing,” from Derrida, as a potential way to think of a curriculum built in the encounter with the other and the unexpected — not as error, but as a creative gesture. Likewise, the discontinuous and non-linear flow of Clarice Lispector’s writing is called upon as an image of an inventive curriculum, open to difference and to the multiplicity of childhoods, as an ethical and aesthetic invitation to think of the school as a space of shared experiences, where interactions and play, as well as the curriculum itself, function as acts of invention, resistance, and expression of differences.

Downloads

Download data is not yet available.

Translations of this article

Author Biographies

Maria Clara de Lima Santiago Camoes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutoranda no PROPED/UERJ. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC - RIO), onde atuou como docente da especialização por quatro anos. Desenvolveu estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (CAPES, 2018). Ocupou os cargos de Professor Regente de Ensino Fundamental e de Educação Infantil e as funções de Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta, ligados à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é professora regente de Educação Infantil no Colégio Pedro II, onde ocupou por cinco anos cargos de Coordenadora Geral de Projetos e de Orientadora Pedagógica. Em 2020, iniciou a atuação como docente da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem", nas Licenciaturas Integradas oferecidas pelo Colégio Pedro II (Campus Realengo). É coordenadora do grupo de pesquisa NUPEI (Núcleo de Pesquisa Experiências e Infâncias) e integrante do Projeto de Extensão do Curso "Ação docente entre experiências e infâncias", ambos do Colégio Pedro II. Membro do grupo de pesquisa GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Suas áreas de interesse estão concentradas em estudos sobre o currículo e a Educação Infantil, com ênfase nas políticas curriculares para a infância.

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestrado (2002) e Doutorado em Educação (2006) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Titular da Faculdade de Educação da UERJ. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação - Proped (a parrtir de out/2023). Orientou 16 dissertações de mestrado, 10 teses de doutorados e 3 estágios de pós-doutoramento. Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, PROCIENTISTA/UERJ. Bolsista de Produtividade do CNPq. Vice-coordenadora do Dinter Proped/UERJ- Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2018-2022)Foi chefe do Departamento de Estudos Aplicados a Educação da Faculdade de Educação da UERJ.(2012-2015), Foi diretora da Faculdade de Educação da UERJ no período de agosto a novembro de 2015. Foi Vice-coordenadora do GT- Currículo da Anped no biênio 2012-13, Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd/ GT Currículo (2015-2017, 2017-2019). Presidente do Associação Brasileira de Currículo pelo biênio 2019/2021. Atua como Membro do Comitê Institucional de Programas Institucionais PIBIC, PIBIC Af, PIBITI e IC Júnior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Comitê PIBIC UERJ)Coordenadora de área - Educação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro/FAPERJ entre 08/2018 e 08/2022Coordenadora do Convênio UERJ-SEEDUC/RJ no âmbito do Projeto Rio +Alfabetizado para criação e oferecimento de curso de pós-graduação a professores alfabetizadores das secretarias municipais de Educação do estado do Rio de janeiro. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação/ Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita.Coordena o GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos - GECDH/Proped/UERJ.Desenvolve pesquisas na área de currículo, cultura e diferença, formação de professores, políticas curriculares para anos iniciais e educação infantil. Conta com financiamento do CNPq, FAPERJ, UERJ/FAPERJ. Participa de projetos/parcerias internacionais com Austrália, Portugal, México, Argentina, Chile e Estados Unidos.Mais ver em www.curriculo-uerj.pro.br

Published

2025-12-10

How to Cite

Camoes, M. C. de L. S., & Frangella, R. de C. P. (2025). Interações e brincadeiras: o currículo das infâncias como experiências do “não ver”. Revista Diálogo Educacional, 25(87), 1662–1676. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.087.DS01