Interlocução freiriana com a Educação Especial e Inclusiva mediada por uma revisão sistemática de literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS08

Palabras clave:

Educação Especial, Educação Inclusiva, Inclusão, Educação Emancipatória, Paulo Freire

Resumen

O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática acerca das pesquisas relacionadas a Educação Especial e Educação Inclusiva em diálogo com o aporte teórico freiriano, tendo em vista analisar e articular interlocuções com a educação emancipatória. Como substrato metodológico, a pesquisa tem ancoragem na revisão sistemática de literatura e análise qualitativa. O Portal Capes Catálogo de Teses e Dissertações foi a base de dados utilizada pela pesquisa considerando três descritores conjugados: “Educação Especial”, “Inclusão” e “Freire”, com filtragem na área de Educação e interstício 2020 a 2024. As pesquisas ressaltam que a Educação Inclusiva, embora garantida por lei, é um desafio à prática pedagógica cotidiana das escolas regulares, e que a dialogicidade com o aporte freiriano da educação emancipatória, que garante uma educação para todos, ainda tem pouca interlocução e difusão, pois a matiz da educação bancária e transmissiva tem ainda presença marcante na realidade de desenvolvimento das pesquisas que compuseram o arcabouço analítico desta investigação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Elizabel Blaszko, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2020). Mestre em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2014). Especialização em Educação Especial e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduação em Pedagogia. Atuando no cargo de Professora efetiva do Ensino Superior na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal. Professora atuante e orientadora no Mestrado e Doutorado em Educação, área de concentração em Educação Social. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e  Membro do Grupo de Pesquisa em Educação: Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR).

Nájela Tavares Ujiie, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR). Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná, Campus Paranavaí (UNESPAR-Pvaí). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: teoria e prática (GEPE/UNESPAR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Práxis Educativa Infantil (GEPPEI/UNICENTRO). 

Myriam Esther Ortiz-Padilla, Universidad Simón Bolívar (USB)

Psicologa, Magistra y Doctora en Educación. Directora de Doctorado en Ciencias de la Educación de la Universidad Simón Bolívar de Barranquilla, Colombia. Investigadora Senior del Grupo de Investigación Sinapsis Educativa y Social, categoría A1. Coordenadora do Doutorado em Ciências da Educação nesta IES.

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

Blaszko, C. E., Ujiie, N. T., & Ortiz-Padilla, M. E. (2025). Interlocução freiriana com a Educação Especial e Inclusiva mediada por uma revisão sistemática de literatura. Revista Diálogo Educacional, 25(86), 1236–1251. https://doi.org/10.7213/1981-416X.25.086.DS08