EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA POSSIBILIDADE CONCRETA DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores/as

  • Maria Cristina Lima Paniago Lopes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Blanca Martín Salvago Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Jeferson Pistori Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Arlinda Cantero Dorsa Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Déa Terezinha Rímoli de Almeida Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3088

Resumen

Neste artigo discutimos a inclusão social e a educação superior a distância. Para isso, partimos de algumas definições de Educação a Distância (EAD); em seguida, traçamos um breve histórico da EAD, suas bases legais no Brasil e seus indicadores de qualidade; por fim, apresentamos alguns modelos usados no Ensino Superior a Distância, destacando como uma instituição universitária particular, que oferece cursos de graduação a distância, contribui para a inclusão social. Concluímos que, no início, a Educação a Distância era vista como algo totalmente desvinculado da educação presencial. Porém, hoje, estamos assistindo a uma aproximação no sentido de uma contribuição mútua. Ao invés de ser vista como uma rival, a EAD traz novas possibilidades de comunicação e informação, além de fazer com que repensemos nossas práticas. Portanto, as duas modalidades podem conviver em harmonia, aproveitando o que de melhor cada uma oferece.

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Publicado

2010-07-07

Cómo citar

Lima Paniago Lopes, M. C., Martín Salvago, B., Pistori, J., Cantero Dorsa, A., & Rímoli de Almeida, D. T. (2010). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR: UMA POSSIBILIDADE CONCRETA DE INCLUSÃO SOCIAL. Revista Diálogo Educacional, 10(29), 191–204. https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3088

Número

Sección

Artigos