DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NUM PARADIGMA DA COMPLEXIDADE: possibilidades de formação continuada no stricto sensu
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i29.3046Resumen
Este artigo relata um dos processos de intervenção do Grupo Paradigma Educacionais e Formação de Professores (PEFOP) que, por meio de pesquisa-ação, focaliza uma proposta de formação pedagógica continuada dos professores, que frequentaram a disciplina de “Paradigmas Educacionais na Prática Pedagógica”, no Mestrado e Doutorado, no stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O grupo PEFOP atua na Linha de Pesquisa “Teoria e prática pedagógica na formação de professores”. Neste relato, busca-se descrever a experiência vivenciada num processo de formação pedagógica e compartilhar as possibilidades apresentadas pelos docentes a partir do envolvimento nesta caminhada. A investigação sobre a formação pedagógica dos professores universitários acompanha esta pesquisadora por mais de trinta anos, especificamente nos últimos quatorze, por meio da atuação na consolidação do grupo PEFOP. Atualmente, compõem o grupo quatro professores doutores que atuam no PPGE, oito mestrandos, três doutorandos, quatro professores da Graduação, dois alunos PIBIC e dois alunos da Graduação. O grupo tem focado problemáticas sobre os paradigmas inovadores na docência universitária, em especial, o paradigma da complexidade. Incluem também investigações sobre os processos pedagógicos e suas tendências, profissionalização no trabalho docente, formação profissional do professor pesquisador, as metodologias que busquem a produção do conhecimento, entre outros temas. Considerando essas temáticas significativas e relevantes, o grupo tomou como objeto de estudo a “Prática Pedagógica dos Professores Universitários” e desenvolveu esta pesquisa-ação que buscou propor um processo de intervenção com a finalidade de investigar as contribuições dos professores e pesquisadores para a qualificação da docência na Educação Superior, durante a formação continuada no stricto sensu.Descargas
Citas
ASSMANN, H. Metáforas novas para reencontrar a educação. São Paulo: UNIMEP, 1998.
BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. São Paulo: Papirus, 2000. p. 57-68.
______. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005.
______. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis: Vozes, 2006.
BEHRENS, M. A.; OLIARI, A. L. T. A evolução dos paradigmas na educação: do pensamento científico tradicional à complexidade. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 53-66.
CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
______. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2002.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologia: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. 16. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.
MORAES, M. C. Pensamento eco-sistêmico: educação, aprendizagem e cidadania no século XXI. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. In: SILVA, M. (Org.). Educação online. São Paulo: Loyola, 2006. p. 41-53.
______. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2000.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. Porto: Afrontamentos, 1987.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
ZABALA, A. Enfoque globalizador e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.