Desenvolvimento sustentado e tecnologia educativa: elementos dinamizadores de modificações socioeducativas
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.13.040.DS06Resumen
O contínuo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) conduz, como em outras áreas de atividade, à sua interligação com a educação, emergindo o campo de ação da tecnologia educativa. Como espaço de caráter formativo, torna-se indispensável efetuar uma persistente conceitualização consubstanciada na reflexão sobre a temática, no seu desenvolvimento ao longo do tempo e nas influências sociais associadas a ela. Considerando os múltiplos impactos de caráter socioeducativo fomentados pela tecnologia educativa, tendo sempre por base os seus principais pressupostos teóricos e conceituais, imprescindivelmente conectados a elementos basilares da área, como é o caso das representações que nos oferecem a conjugação dos conceitos de educação, didática e tecnologia, revela-se fundamental abordar, de igual forma, uma necessidade cotidiana premente, que surge enquadrada no espaço da literacia e da alfabetização tecnológica, essencial à plena consecução de uma integração social e educativa das tecnologias, permitindo abarcar toda a relevância nessas áreas na atualidade. Do ponto de vista da aplicabilidade das TICs como ferramentas educativas, englobando o seu potencial criador de espaços e contextos de ensino-aprendizagem e toda a contribuição que poderão facultar para incrementar a eficácia dos processos formativos, importa destacar a pertinência da integração da tecnologia educativa como elemento-chave de estratégias de desenvolvimento sustentado, representando um elemento fundamental para a otimização e potenciação formativa, no nível dos indivíduos, grupos e comunidades.Descargas
Citas
AZINIAN, H. Las tecnologías de la información y la comunicación en las
prácticas pedagógicas: manual para organizar proyectos. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didactico, 2009.
BARROSO, J.; LLORENTE, M. C. La alfabetización tecnológica. In: CABERO, J. (Coord.). Tecnología educativa. Madrid: McGraw-Hill, 2007. p. 91-104.
CABERO, J. Tecnología educativa: su evolución histórica y su conceptualización. In: CABERO, J. (Coord.). Tecnología educativa. Madrid: McGraw-Hill, 2007. p. 13-27.
CANÁRIO, R. A “aprendizagem ao longo da vida”: análise crítica de um conceito e de uma política. In: CANÁRIO, R. (Org.). Formação e situações de trabalho. 2. ed. Porto: Porto, 2003. p. 189-207.
CARMO, H. A educação como problema social. In: CARMO, H. (Coord.).
Problemas sociais contemporâneos. Lisboa: Universidade Aberta, 2001.
p. 239-269
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
CASTELLS, M. O fim do milénio. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Memorando sobre aprendizagem ao longo da vida. Bruxelas, 2000. Disponível em: <http://ec.europa.eu/education/lifelonglearningolicy/doc/policy/memo_pt.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2010.
CORREIA, J. A. Para uma teoria crítica em educação: contributos para uma recientificação do campo educativo. Porto: Porto, 1998.
CUBAN, L. Oversold and underused: computers in the classroom. Cambridge: Harvard University Press, 2001a.
CUBAN, L. Why are most teachers infrequent and restrained users of computers in their classrooms? In: WOODWARD, J.; CUBAN, L. (Ed.). Technology, curriculum and professional development: adapting schools to meet the needs of students with disabilities. Thousand Oaks: Corwin Press, 2001b. p. 121-137.
DAMÁSIO, M. J. Tecnologia e educação: as tecnologias da informação e da comunicação e o processo educativo. Lisboa: Vega, 2007.
DEPOVER, C. (Dir.). La recherche en technologie éducative: un guide
pour découvrir un domaine en émergence. Paris: Éditions des Archives
Contemporaines, 2009.
GIDDENS, A. Sociologia. 2. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.
GONZÁLEZ SANMAMED, M. Las TIC como factor de innovación y mejora de la calidad de la enseñanza. In: CABERO, J. (Coord.). Tecnología educativa. Madrid: McGraw-Hill, 2007. p. 219-232.
KELLEY, T.; KELLAM, N. A theoretical framework to guide the re-engineering of technology education. Journal of Technology Education, v. 20, n. 2, p. 37-49, Spring 2009.
LUCIO-VILLEGAS, E. L. Cuestiones sobre educación de personas adultas.
Sevilla: Tabulador Gráfico, 2005.
MARQUÈS, P. La enseñanza: buenas prácticas, la motivación. 2001. Disponível em: <http://peremarques.pangea.org/actodid.htm>. Acesso em: 26 mar. 2009.
MARTÍNEZ, F. La sociedad de la informacíon: la tecnología desde el campo de estudios CTS. In: CABERO, J. (Coord.). Tecnología educativa. Madrid: McGraw-Hill, 2007. p. 1-11.
OLLIVIER, B.; THIBAULT, F. Technologies, éducation et formation. Hermès, v. 38, p. 191-196, 2004.
PEREIRA, D. Tecnologia educativa e formação de professores. In: CARVALHO, A. D. (Org.). Novas metodologias em educação. Porto: Porto, 1995. p. 57-100.
SALINAS, J. Fuentes de fundamentación de la tecnología educativa. In: CABERO, J. (Coord.). Tecnología educativa. Madrid: McGraw-Hill, 2007. p. 29-45.
TURKLE, S. A vida no ecrã: a identidade na era da internet. Lisboa: Relógio d’Água, 1997.
WENGLINSKY, H. Using technology wisely: the keys to success in schools. New York: Teachers College Press, 2005.
YADAV, N. A handbook of educational technology. New Delhi: Anmol Publications, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.