Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral – CE
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS05Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar a política de formação continuada dos professores iniciantes no município de Sobral (CE). A educação neste município tem chamado a atenção tanto por apresentar evolução nos indicadores de avaliação quanto por realizar formação continuada específica aos professores iniciantes na rede municipal. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: grupo focal, observação, análise de documentos e questionário na tentativa de captar o processo de formação continuada. Criou-se uma Escola de Formação Permanente, responsável pela formação dos professores. Os sujeitos foram a diretora e a coordenadora de formação da Escola de Formação de Professores e mais 46 professores iniciantes que avaliaram a formação oferecida pela rede municipal. Os resultados apontaram um grau de satisfação positivo dos professores iniciantes em relação ao desenvolvimento profissional proporcionado pelo processo de formação continuada específica aos iniciantes.Descargas
Citas
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da prática escolar . Campinas: Papirus, 1995.
ANDRÉ, M. E. D. A. A produção acadêmica sobre formação docente: um estudo comparativo das dissertações e teses dos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores , v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009.
ÁVALOS, B. Hacia la configuración de políticas de inducción para professores principiantes. In: CONGRESO NTERNACIONAL SOBRE PROFESORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESIONAL A LA DOCENCIA, 3., 2012, Santiago de Chile. Anais ... Santiago de Chile: UA, 2012. 1 CD-ROM.
CORRÊA, P. M.; PORTELLA, V. C. M. As pesquisas sobre professores iniciantes no Brasil: uma revisão. Olhar de Professor , v. 15, n. 2, p. 223-236, 2012. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/4287/3270>. Acesso em: 29 mai. 2015.
CUNHA, M. C.; BRACCINI, M. L.; FELDKERCHER, N. Inserção profissional, políticas e práticas sobre a iniciação à docência: avaliando a produção dos congressos internacionais sobre o professorado principiante. Avaliação , v. 20, n. 1, p. 73-86, mar. 2015.
DARLING-HAMMOND, L.; BARATZ-SNOWDEN, J. (Eds.) A good teacher in every classroom : preparing the highly qualified teachers our children deserve. The National Academy of Education. Committee on Teacher Education. San Francisco: John Wiley & Sons, 2005.
DAVIS, C. L. F. et al. Formação continuada de professores : uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. São Paulo: FCC/DPE, 2012.
DAY, C. Desenvolvimento profissional de professores : os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.
GABARDO, C. V. L. O início da docência no Ensino Fundamental da rede municipal de Joinville/SC. 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, 2012.
GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade , v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.
GATTI, B. A. O início da carreira docente no Brasil: formas de entrada, primeiras experiências profissionais e políticas educacionais. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PROFESORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESIONAL A LA DOCÊNCIA, 3., 2012, Santiago de Chile. Anais ... Santiago de Chile: UA, 2012. 1 CD-ROM.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil : um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
IMBERNÓN, F. La formación y el desarrollo profesional del profesorado : hacia uma nueva cultura profesional. 3. ed. Barcelona: Graó, 1998.
LIMA, E. F. et al. Sobrevivendo ao início da carreira docente e permanecendo nela. Como? Por quê? O que dizem alguns estudos. Educação & Linguagem , v. 10, n. 15, p. 138-160, jan./jun., 2007.
MARCELO, C. Políticas de inserción en la docencia : de eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. Santiago: Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe (PREAL), 2011. (Serie Documentos nº. 52).
MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. Práticas profissionais, formação inicial e diversidade: análise de uma proposta de ensino e aprendizagem. In: MIZUKAMI, M. G. N.; REALI, A. M. M. R. (Orgs.). Aprendizagem profissional da docência : saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2002. p. 119-137.
MONTALVÃO, E. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Conhecimento de futuras professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental: analisando situações concretas de ensino e aprendizagem. In: REALI, A. M. M. R.; MIZUKAMI, M. G. N. (Orgs.). Formação de professores: práticas pedagógicas e escola. São Carlos: EdUFSCar/UNESP/CONPED, 2002. p. 101-126.
NÓVOA, A. Professores : imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOS - OCDE. Professores são importantes : atraindo, desenvolvendo e retendo professores eficazes. São Paulo: Editora Moderna, 2006.
PAPI, S. O. G. Professoras iniciantes bem-sucedidas : um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2011. 300 f. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.
PAPI, S. O. G. Os desafios vivenciados por professoras iniciantes em seu processo de desenvolvimento profissional. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE PROFESORADO PRINCIPIANTE E INSERCIÓN PROFESIONAL A LA DOCENCIA, 3., 2012, Santiago de Chile. Anais ... Santiago de Chile: UA, 2012. 1 CD-ROM.
REALI, A. M. M. R.; TANCREDI, R. M. S. P.; MIZUKAMI, M. G. N. Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa , v. 34, n.1, p. 77-95, jan./abr. 2008.
ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O. Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional , v. 10, n. 30, p. 285-300, mai./ago., 2010.
ROMANOWSKI, J. P. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Revista Diálogo Educacional , v. 12, n. 37, p. 905- 924, set./dez. 2012.
VAILLANT, D. Atraer y retener buenos profesionales en la profesión docente: políticas en Latinoamérica. Revista de Educación , n. 340, p. 117-140, mai./ago. 2006.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar : as quatro etapas de uma
aprendizagem. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.