Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral – CE

Autores/as

  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS05

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi analisar a política de formação continuada dos professores iniciantes no município de Sobral (CE). A educação neste município tem chamado a atenção tanto por apresentar evolução nos indicadores de avaliação quanto por realizar formação continuada específica aos professores iniciantes na rede municipal. Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e utilizados diferentes procedimentos e instrumentos de pesquisa, tais como: grupo focal, observação, análise de documentos e questionário na tentativa de captar o processo de formação continuada. Criou-se uma Escola de Formação Permanente, responsável pela formação dos professores. Os sujeitos foram a diretora e a coordenadora de formação da Escola de Formação de Professores e mais 46 professores iniciantes que avaliaram a formação oferecida pela rede municipal. Os resultados apontaram um grau de satisfação positivo dos professores iniciantes em relação ao desenvolvimento profissional proporcionado pelo processo de formação continuada específica aos iniciantes.

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Gimenes Corrêa Calil, A. M., & Dalmazo Afonso de André, M. E. (2016). Uma política de formação voltada aos professores iniciantes de Sobral – CE. Revista Diálogo Educacional, 16(50), 891–909. https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.DS05