Educação Ambiental no Ensino Fundamental: aprendizagens estudantis e seus reflexos para além da escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO08

Resumo

O presente artigo versa sobre um trabalho de Educação Ambiental (EA) que vem sendo desenvolvido com discentes do Ensino Fundamental, desde junho de 2012, em uma escola municipal de Imperatriz/MA, Brasil: o Projeto Bacuri Verde (PBV) — Adote uma Árvore. Objetivou-se identificar se a vivência em EA promovida pelo PBV resultou em aprendizados para os estudantes dentro e fora do espaço escolar. Em relação à metodologia, trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, aproximando-se de pressupostos de estudos multicasos. Foram envolvidos nove egressos e três ingressos do PBV, sendo no total 12 sujeitos participantes. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra. O material foi analisado seguindo a abordagem da Análise Textual Discursiva por meio das categorias: aprendizagens e vertentes sobre EA à luz dos investigados; vivências e aprendizagens no espaço do viveiro; e “em todos os lugares que eu for, vou levar o que aprendi no projeto”. Os resultados evidenciaram que as aprendizagens produzidas e experienciadas no contexto do PBV demostraram ser relevantes tanto no contexto escolar como no não escolar. Foram apontadas mudanças positivas nas formas de se relacionar e de se comunicar com as pessoas em espaços frequentados e tempos vividos posteriores à época de estudos na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari - Univates


Doutorando em Ensino do PPGEnsino na Universidade do Vale do Taquari-Univates. Contemplado com Bolsa Modalidade II PROSUC/CAPES. Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari-Univates. Graduado em Geografia e Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia Aplicada ao Planejamento Ambiental; Educação em Direitos Humanos; Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Psicopedagogia Clínica e Institucional. Foi professor do componente curricular de Geografia e área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Ensino Médio EBEP e EMIEP na Escola Marly Sarney-SESI por mais de 12 anos. Atualmente está lotado no Departamento Pedagógico/Setor Anos Finais da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz/Semed, atuando como professor formador na rede. Atuante em projetos de Educação Ambiental. Membro Titular representando a Semed no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Imperatriz-MA para o biênio 2019/2021. É integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao PPGEnsino. No turno vespertino trabalha na área da Educação Inclusiva, como professor de AEE em Sala de Recursos Multifuncional no Departamento Municipal de Educação Inclusiva DEMEI Gusmão, na rede pública de ensino do município de Davinópolis-MA.



 

Suzana Feldens Schwertner, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com período de doutorado sanduíche na Arizona State University (ASU), Estados Unidos. Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS (2011). Atualmente, é professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Univates, nas linhas de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino; Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq: Juventudes, Imagem e Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CNPq).

Downloads

Publicado

2021-05-10

Como Citar

de Arruda Reis, G., & Feldens Schwertner, S. (2021). Educação Ambiental no Ensino Fundamental: aprendizagens estudantis e seus reflexos para além da escola. Revista Diálogo Educacional, 21(69). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.069.AO08