Representação social e inclusão: lidando com a diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS04

Resumo

O presente artigo procura revelar as representações sociais dos professores na prática da inclusão educacional de alunos com deficiência na escola pública. Trata‑se de um projeto que surgiu a partir de necessidades evidenciadas por professores e coordenadores pedagógicos para incluir alunos com deficiência. O objetivo desse projeto é apreender representações sociais de professores sobre a inclusão, bem como refletir e discutir práticas e metodologias dos docentes, o que lhes possibilita repensar sua própria prática e encontrar novos caminhos para inserir alunos com deficiência na escola pública em parceria com a universidade. A pesquisa conta com a participação de professores e alunos do curso de graduação em Psicologia e Pós-Graduação em Educação, bem como docentes da Educação Básica da Rede Pública de Ensino Estadual que aceitaram participar desse estudo, conforme normas éticas. Para tanto, pretende-se investigar as dificuldades de aprendizagem dos alunos incluídos e as dificuldades dos professores da escola para atuar com esses alunos. Foram coletadas as narrativas de professores em dois momentos distintos e estas foram analisadas por meio de metodologia interpretativa como forma de apreender as representações sociais dos professores acerca da prática da inclusão educacional de alunos com deficiência. Os resultados evidenciaram um profundo sentimento de desamparo nas narrativas dos professores e salientaram a necessidade de serem efetivados propostas, medidas e procedimentos que possam aperfeiçoar o processo de atendimento a alunos com deficiência nessa escola, assim como contribuir para a compreensão dos professores sobre as dificuldades específicas de cada um desses alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Maria Baltieri Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda e mestra em Educação: Psicologia da Educação – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas. Graduação em Letras pela Faculdades Integradas de Guarulhos. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo (2006-2019). Participa do grupo de pesquisa (NEARS). 

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e na Faculty of Education da Havard University. Graduação em Psicologia (PUC/SP). Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) (PUC/SP). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Pesquisadora sênior da Fundação Carlos Chagas e consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas.

Helenice Maia Gonçalves, Universidade Estácio de Sá

Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Representações Sociais, Subjetividade e Educação pela Superintendência de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista em Dificuldades de Aprendizagem pelo Instituto de Pesquisas Sóciopedagógicas e licenciatura em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. É professora adjunta nível VI no Programa de Pós- Graduação em Educação e  na graduação em Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2020-09-10

Como Citar

Baltieri Souza, A. M., Sousa, C. P. de, & Gonçalves, H. M. (2020). Representação social e inclusão: lidando com a diferença. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1015–1037. https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.066.DS04