Corpo privado da liberdade e o esporte: perspectivas educacionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO07

Resumen

Esse artigo objetiva analisar como os integrantes de uma instituição
socioeducativa de internação compreendem o corpo e as possibilidades
educativas da prática esportiva, nesse universo de controle corporal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque fenomenológico do tipo descritivo. A investigação teve como cenário um centro socioeducativo em regime de privação de liberdade situado em cidade localizada no Triângulo Mineiro, MG, Brasil. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista estruturada. Evidenciou, a partir dos dados, maior incidência na concepção de corpo dos adolescentes a visão dicotômica do corpo, já os agentes socioeducativos o conceberam como objeto manipulável. Em relação ao potencial educativo do esporte, os adolescentes apontaram como papel fundamental a formação humana e cidadã e os agentes socioeducativos, ratificaram o poder disciplinar do corpo. Conclui-se que os discursos dos adolescentes e dos agentes socioeducativos partem para caminhos, ora divergentes, ora convergentes, sendo indispensáveis mais estudos, pesquisas e reflexões sobre o corpo e o esporte nestas instituições privativas de liberdade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laudeth Alves dos Reis, Centro Socioeducativo de Uberaba (CSEUR) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Pedagoga de um Centro Socioeducativo situado no Triângulo Mineiro. Mestre em Educação/UFTM. Especialização em Psicopedagogia Institucional/UNIG. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva/IFTM. Pesquisadora membro do NUCORPO/UFTM (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento).

Wagner Wey Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação em Educação Física, graduação em Pedagogia Habilitação em Administração e Orientação Educacional, graduação em Pedagogia, Habilitação em Supervisão Escolar, mestrado em Educação, doutorado em Educação (Psicologia Educacional) e Livre Docência pela Universidade Estadual de Campinas. Foi um dos criadores da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, exercendo aí as funções de Coordenador de Graduação e Diretor Adjunto, bem como professor dos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado dessa Faculdade. Foi professor Titular III da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, atuando nos cursos de graduação, mestrado e doutorado nas áreas da Educação e Educação Física, sendo Diretor de Faculdade e Coordenador de Mestrado. É consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, parecerista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e membro de comissões editoriais de revistas científicas da área da Educação Física e Desporto e da Educação. É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento - NUCORPO/CNPq. Atualmente é professor do Curso de Graduação em Educação Física e do Curso de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq na área de Educação.

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

dos Reis, L. A., & Moreira, W. W. (2020). Corpo privado da liberdade e o esporte: perspectivas educacionais. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO07