Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência

Autores/as

  • Maria Teresa Esteban Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ. CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D http://orcid.org/0000-0003-0130-149X
  • Marisa Narciso Sampaio Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Educação. Campus Universitário Lagoa Nova, Avenida Salgado Filho, s/n. CEP: 59078-970 http://orcid.org/0000-0001-6055-6332

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS05

Resumen

O artigo discute, a partir de uma pesquisa exploratória, princípios da Educação Popular na Colômbia e no Brasil, presentes em experiências educacionais de formação docente e práticas escolares. Na atual conjuntura brasileira e latino-americana, em que professoras/es têm sido colocadas/os sob suspeita por exercerem a docência visando a formação integral e humana, mostram-se necessárias propostas baseadas na ética, no diálogo, e na participação, princípios da Educação Popular (movimento teoricoprático caracterizado pela ação com as classes populares) ao fortalecimento da formação e da ação docentes. Estes princípios orientam propostas de formação de professoras/es na universidade e suas práticas educativas em distintos contextos. O levantamento e conhecimento de diferentes propostas educativas nos países envolvidos, que desenvolvem práticas orientadas pelo referencial da Educação Popular, proporcionou o diálogo com espaços educativos, organizações e projetos diversos. Houve o contato com universidades, escolas, movimentos sociais e grupos, cujo trabalho tem buscado e criado propostas pedagógicas significativas. Construir uma educação pública e democrática para todas/os depende também de uma formação como prática política, que contribua para potencializar a ação docente em conexão e diálogo permanentes com distintos cenários e situações. Uma formação que seja ato de resistência e defesa da educação como prática de liberdade (FREIRE, 1989). A Educação Popular ressignifica a formação docente e a prática social dos sujeitos em formação – observar, atuar, vivenciar práticas educativas em diferentes contextos (escolares e não escolares) – de modo a problematizar experiências de fracasso e reprodução das desigualdades, ainda recorrentes para as classes populares, para transformá-las.

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Biografía del autor/a

Maria Teresa Esteban, Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis, s/n, São Domingos, Niterói, RJ. CEP: 24210-201. Campus Gragoatá, Bloco D

Pedagoga e Doutora em Filosofia e Ciências da Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense

Marisa Narciso Sampaio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Educação. Campus Universitário Lagoa Nova, Avenida Salgado Filho, s/n. CEP: 59078-970

Pedagoga e doutora em Educação. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nas áreas de formação continuada de professoras, cotidiano escolar e educação popular. 

Publicado

2020-06-29

Cómo citar

Esteban, M. T., & Sampaio, M. N. (2020). Educação Popular e Formação Docente: experiências de re-existência. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS05