Sociedade civil e sociedade política na formação stricto sensu de professores da educação básica: correlações de forças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO04

Resumen

O artigo busca compreender, com base no pensamento de Antonio Gramsci, a relação e as contradições existentes entre sociedade civil e sociedade política no que se refere ao entendimento da pós-graduação stricto sensu como possibilidade de formação continuada de professores da educação básica. Para tanto, foram realizadas pesquisa bibliográfica, para a exploração de conceitos gramscianos que auxiliem na compreensão do objeto, e entrevistas semiestruturadas com representantes de entidades/instituições ligadas à formação de professores e à pós-graduação. Desse modo, observa-se que há conflitos entre os dois polos da superestrutura, pois os mecanismos que representam a sociedade política entendem que a formação continuada no nível stricto sensu precisa caminhar na direção pragmatista e num formato flexível, a distância. Por outro lado, as entidades da sociedade civil, representativas da formação, entendem que tal formação precisa ser estruturada como política, com condições concretas, rigor teórico, científico e metodológico, independente do formato, o que garante a práxis. Tais manifestações permitem concluir que não há unidade entre sociedade civil e sociedade política quanto à formação docente na educação básica, o que provoca políticas públicas fragmentadas e descontínuas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Dayse Kelly Barreiros de Oliveira, Universidade de Brasília Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutora em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília e Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Fabiana Margarita Gomes Lagar, Câmara Legislativa do Distrito Federal

Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Especialista em Direito Público (Instituto Processus) e em Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes). Advogada (Centro Universitário de Brasília) e Pedagoga (Universidade de Brasília).É consultora legislativa, área Educação, Cultura e Desporto, da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Pós-doutora em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Publicado

2020-11-04

Cómo citar

de Oliveira, D. K. B., Lagar, F. M. G., & Silva, K. A. C. P. C. da. (2020). Sociedade civil e sociedade política na formação stricto sensu de professores da educação básica: correlações de forças. Revista Diálogo Educacional, 20(67). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.067.AO04