As condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2530Resumen
Em 2004, cinco pesquisadores brasileiros desenvolveram uma pesquisa por solicitação da Unesco para o mapeamento das condições do ensino de Filosofia nas diversas regiões brasileiras, em seus diversos níveis, com ênfase especial na educação média. Neste trabalho, o Estado do Tocantins somente aparece no que diz respeito à quantificação de aulas semanais de Filosofia no ensino médio, no caso, ao menos duas aulas semanais durante um ano. Diante disso, pus-me a seguinte inquirição: Quais são as condições do ensino de Filosofia, no nível médio, na rede pública de ensino do Estado do Tocantins? Objetivei, assim, com base nessa problemática, investigar entre os(as) professores(as)/trabalhadores(as), as condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins na rede pública de ensino, com ênfase no ensino médio e, consequentemente, buscar subsídios para intervenção prática, num contexto de retorno obrigatório da Filosofia para o nível médio de ensino e, por fim, servir de auxílio à criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Tocantins.Descargas
Citas
ALVES, D. J. A filosofia no ensino médio: ambigüidade e contradições na LDB. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.
BRASIL. Decreto-lei n. 4.244, de 09 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. Coleção de Leis do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 dez. 1942. v. 3, p. 20 Disponível em:< http://www6.senado.gov.br/legislacao/
ListaTextoIntegral.action?id=3081>. Acesso em: 7 jun. 2009.
______. Lei nº 11684/08, 12 ago. 1946. Modifica disposições do Decreto-lei nº 4.481, de 16 de Julho de 1942. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12 ago. 1946. Disponível em: < http://www6.senado.gov.br/
sicon/ExecutaPesquisaBasica.action>. Acesso em: 23 fev. 2009.
______. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de primeiro e segundo graus, e da outras providencias. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 12 ago. 1971. p. 6377. Disponível em:<http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.actionid=75576>. Acesso em: 23 fev. 2009.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e basesda educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27833. Disponível em: . Acessoem: 23 fev. 2009.
______. Parecer CNE/CEB n. 38/2006, de 7 de julho de 2006. Inclusão obrigatória das disciplinas de Filosofia e Sociologia no currículo do Ensino Médio. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Ministério da Educação, Brasília, DF, 14 ago. 2006. Disponível em: <http://www.filoeduc.org/gt/pceb038_06. pdf>. Acesso em: 7 jan. 2009.
CARMINATI, C. J. Formação e docência: a trajetória de professores de Filosofia no ensino médio. 2003. 136 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/UFSC, 2003.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado
JEITERER, C. L. Da Companhia de Jesus aos nossos dias: um comentário sobre a história do ensino de Filosofia na escola média no Brasil. In: PIOVESAN, A. et al. (Org.). Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2002. p. 471-481.
FÁVERO, A. A. et al. O ensino da filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais. Caderno Cedes, v. 24, n. 64, p. 257-280, 2004.
GALLO, S. A especificidade do ensino de Filosofia: em torno dos conceitos. In:PIOVESAN, A. et al. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002. p. 193-209.
GRAMSCI, A. Concepção dialética de história. Tradução de Carlos Nelson
Coutinho. 8. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
GUIDO, H. A. O. A filosofia no ensino médio: uma disciplina necessária. In:GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 84-90.
HORN, G. B. A presença da Filosofia no currículo do ensino médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 17-33.
HORN, G. B. Por uma mediação praxiológica do saber filosófico no ensino médio: análise e proposição a partir da experiência. 2002. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação Universidade São Paulo, São Paulo, 2002.
KANT, I. Textos Seletos. 2. ed. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.
LIMA, M. A. C. O ensino de filosofia e suas contradições. Governador
Valadares: Ed. da Univale, 2002.
LIMA, M. A. C. A Prática de Ensino de Filosofia num contexto de
reestruturação: construção de uma experiência problematizadora com o ensino. 2005. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação/UFMG, Belo Horizonte, 2005.
NASCIMENTO, E. M. M. do. O ensino de filosofia na educação de nível médio em Teresina (PI): relação entre formação inicial e prática pedagógica do(a) professor(a)Júnior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
de Filosofia. 2002. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/UFPI, Teresina, 2002.
PAIM, A. História das idéias filosóficas no Brasil. 3. ed. São Paulo: Convívio, 1984.
SILVEIRA, R. J. T. Ensino de filosofia: em busca de um sentido. 1991. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1991.
SILVEIRA, R. J. T. Um sentido para o ensino de filosofia no nível médio. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (Org.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 129-148.
SILVEIRA, R. J. T. Matthew Lipman e a filosofia para crianças: três polêmicas. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.