As condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins

Autores/as

  • Márcio Antônio Cardoso Lima UFMG

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2530

Resumen

Em 2004, cinco pesquisadores brasileiros desenvolveram uma pesquisa por solicitação da Unesco para o mapeamento das condições do ensino de Filosofia nas diversas regiões brasileiras, em seus diversos níveis, com ênfase especial na educação média. Neste trabalho, o Estado do Tocantins somente aparece no que diz respeito à quantificação de aulas semanais de Filosofia no ensino médio, no caso, ao menos duas aulas semanais durante um ano. Diante disso, pus-me a seguinte inquirição: Quais são as condições do ensino de Filosofia, no nível médio, na rede pública de ensino do Estado do Tocantins? Objetivei, assim, com base nessa problemática, investigar entre os(as) professores(as)/trabalhadores(as), as condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins na rede pública de ensino, com ênfase no ensino médio e, consequentemente, buscar subsídios para intervenção prática, num contexto de retorno obrigatório da Filosofia para o nível médio de ensino e, por fim, servir de auxílio à criação do curso de Filosofia na Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2010-07-07

Cómo citar

Cardoso Lima, M. A. (2010). As condições do ensino de Filosofia no Estado do Tocantins. Revista Diálogo Educacional, 10(30), 425–440. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2530