O enunciado do cinema como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS10

Resumen

Esse ensaio registra algumas reflexões sobre o cinema, como um dispositivo pedagógico inovador da prática educativa escolar brasileira. Tomando como fonte de investigação alguns de escritos de época e outros, correlacionados ao assunto, busquei analisar a questão, a partir do pressuposto teórico-metodológico da Análise Arqueológica do Discurso (AAD). Os achados indicam que o objeto-enunciado do cinema, como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira, apareceu, histórica e discursivamente, no início do século XX. Esse acontecimento suscitou, de um lado, a produção e a proliferação de diversos dizeres sobre ele, oriundos de instancias sociais e distintos domínios do saber; de outro, a tessitura de uma formação discursiva especifica sobre o nexo entre educação e cinema, sintetizado na expressão cinema educativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Pedagogo. Doutor em Educação pela UFC (2005), mestre em Educação pela UFPB (1998), Especialista em Pesquisa Educacional (1994) e graduado em Pedagogia pela UFPB (1990). Participou da gestão do Departamento de Fundamentação da Educação como Sub-chefe e Chefe (2006-2010). Exerceu a função de Vice-Coordenador da Pós-Graduação em Educação da UFPB (gestão 2010-2012) e, atualmente, foi eleito como Coordenador do PPGE (gestão 2012-2014). Ministra, na graduação, as Disciplinas Sociologia da Educação, Fundamentos Sócio-históricos da Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização de Jovens e Adultos. Na Pós-Graduação tem ministrado as Disciplinas Pesquisa Social, Educação Brasileira, Pesquisa em Educação e Tópicos em Educação Popular: Análise Arqueológica do Discurso na EJA e Educação e Visualidade na Sociedade Contemporânea. Tem estudado e orientado, principalmente, sobre os temas: análise do discurso, educação de jovens e adultos, livro didático, uso pedagógico da imagem e educação popular. Credenciado no Programa de Pós-graduação da UFPB, em janeiro de 2008, lidera atualmente o Grupo de Estudos e Pesquisa "A Educação de Jovens e Adultos: políticas, práticas e discursos". Tem coordenado vários Projetos Institucionais na UFPB (MONITORIA, PROBEX, PROLICEN e PIBIC). Foi membro do Grupo Articulador do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Paraíba e do Fórum de Educação da Paraíba.

Publicado

2019-07-01

Cómo citar

Carlos, E. J. (2019). O enunciado do cinema como inovação pedagógica da prática educativa escolar brasileira. Revista Diálogo Educacional, 19(61), 710–738. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.061.DS10