Dispositivo de inovação: produção da/o estudante ativa/o no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS08

Resumen

As/os professoras/es do ensino superior são convocadas/os a inovar em suas práticas educacionais, utilizando metodologias que favoreçam a produção de estudantes ativas/os. Estas/es são caracterizadas/os pela autonomia, protagonismo e participação nas atividades de aprendizagem. As/os discentes são incitadas/os, assim, a autogovernarem suas condutas no sentido de se corresponsabilizarem por suas aprendizagens. Nessa direção, este artigo tem como objetivo analisar as técnicas discursivas acionadas na produção dessa/e estudante autônoma/o e protagonista da sua formação. O corpus da investigação é constituído pelos ditos em circulação nos Projetos Pedagógicos de Cursos de Graduação (PPC), em um curso na modalidade a distância de formação de professoras/es universitárias/os, bem como entrevistas realizadas com participantes dessa formação. Utilizaram-se como referencial as ferramentas teóricas e analíticas do filósofo Michel Foucault, a saber: dispositivo, discurso, poder, técnica e autogoverno. Por meio da rede metodológica que articulou elementos da netnografia educacional, de entrevistas narrativas e da análise do discurso de inspiração foucaultiana desenvolveu-se o argumento de que a autonomia, a participação e o protagonismo são acionados como técnicas de governo que incidem sobre a conduta das/os estudantes e se integram ao dispositivo de inovação. Conclui-se que a produção dessa/e discente ativa/o atende ao funcionamento da “sociedade da inovação”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rafaela Esteves Godinho Leal, Universidade Federal de Minas Gerais

estre pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Educação a Distância (SENAC-MG). Possui graduação em Pedagogia pela UFMG (2008). Atualmente é pedagoga na UFMG, lotada na Pró-Reitoria de Graduação, na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (Giz). Membro do GEEC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículos e Culturas). Temas de interesse: docência, formação docente, tecnologias digitais, inovação, análise do discurso, saberes pedagógicos.

 

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG, no qual atuou como coordenadora da Linha de Pesquisa Currículos, culturas e diferença. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar e atualmente ocupa o cargo de Vice-coordenadora do Colegiado do Curso de Pedagogia na mesma instituição. Possui doutorado em educação, vinculado à linha de pesquisa: Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos. É membro do Observatório da Juventude da UFMG, do Grupo Ensino Médio em Pesquisa (EMPesquisa) e do GECC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas da FaE/UFMG). Atualmente integra o Conselho Editorial do Periódico Educação em Revista e o Conselho Editorial Externo da Alteridad Revista de Educación. Já integrou o Conselho Consultivo da Revista Docência no Ensino Superior. Tem experiência no campo educacional, com ênfase nas seguintes temáticas: Currículo, cibercultura, práticas culturais, juventude, gênero, sexualidade, redes sociais digitais, política educacional, projeto político pedagógico e coordenação pedagógica.

Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Godinho Leal, R. E., & Sales, S. R. (2019). Dispositivo de inovação: produção da/o estudante ativa/o no ensino superior. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 173–194. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.DS08