Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira

Autores

  • Maria de Fátima Rodrigues Pereira Universidade Tuiuti do Paraná
  • Márcia Adriane Falat Tortato Universidade Tuiuti do Paraná
  • Patrícia Correia de Paula Marcoccia Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS07

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o paradoxo que envolve as políticas de formação continuada dos professores da Educação Básica no Brasil, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.394/1996. O conceito de paradoxo na formação de professores ancora-se nas teses de Paul Ricouer, essencialmente no artigo Le Paradoxe Politique (1957). A problemática que orienta este estudo é: Que contrassensos tomam as políticas de formação continuada de professores no Brasil após a LDB nº 9.394/1996? Por meio da pesquisa histórica das políticas, analisaram-se resoluções e decretos referentes à formação continuada dos professores da Educação Básica. Além disso, apresentam-se análises de achados de pesquisa empírica realizada em 2018 com professores da rede de ensino do estado do Paraná sobre as políticas de formação continuada de professores. O estudo possibilita apontar que o paradoxo decorre do fato de que, apesar dos princípios de colaboração que orientam as políticas de formação de professores e a legislação exarar que o eixo central da formação de professores são as necessidades reais da escola pública, as finalidades, predominantemente da formação continuada, pouco se vinculam aos interesses da escola pública.

 

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Tuiuti do Paraná. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Participa do Fórum em Defesa da Formação de Professores no Estado do Paraná como representante da Anfope. 

Márcia Adriane Falat Tortato, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestre em Educação pelo PPGEd da UTP, autora da pesquisa Políticas de Formação Continuada de Professores da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná (1996-2017): entre a certificação e os desafios político-pedagógicos, Março de 2018.

Patrícia Correia de Paula Marcoccia, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pelo PPGEd da UTP, Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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Publicado

2018-12-18

Como Citar

Pereira, M. de F. R., Tortato, M. A. F., & Marcoccia, P. C. de P. (2018). Paradoxo das políticas de formação continuada de professores da escola básica pública brasileira. Revista Diálogo Educacional, 18(59), 1130–1148. https://doi.org/10.7213/1981-416X.18.059.DS07