Trajetórias e práticas pedagógicas entre professores de sociologia

Autores/as

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO01

Resumen

As pesquisas sobre ensino de sociologia têm sido ampliadas nos últimos anos, especialmente após o retorno da sociologia ao currículo escolar em 2008. Neste contexto a questão da formação e atuação dos professores de sociologia tornou-se central, o que tem demandado uma reflexão mais apurada por parte dos pesquisadores sobre este ponto. Este artigo visa contribuir para esta discussão analisando a relação entre trajetórias e práticas pedagógicas, a partir da ideia de disposições incorporadas duráveis (habitus) entre professores de sociologia que atuam no ensino médio. Observaram-se através de entrevistas semiestruturadas pontos de aproximação e de distinção entre os formados em ciências sociais e aqueles formados em outras áreas, o que se relaciona também às condições sob as quais são produzidas as práticas. Conclui-se que a prática docente é um fenômeno que se produz na relação entre as trajetórias e as condições objetivas, que incidem sobre as aspirações subjetivas e as realizações objetivas dos agentes.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do CNPq.

Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Oliveira, A. (2019). Trajetórias e práticas pedagógicas entre professores de sociologia. Revista Diálogo Educacional, 19(60), 308–327. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.060.AO01