Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores

Autores/as

  • Débora Regina Wagne Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS10

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas análises preliminares acerca de uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento, cujo propósito é movimentar visualidades docentes por meio da relação matemática e arte em oficinas de formação de professores. Para tanto, foram realizadas 4 oficinas propostas num curso de formação voltado para professores que ensinam matemática. As oficinas foram elaboradas baseando-se nos conceitos de dispositivo pedagógico e experiência formativa. Para análise opera-se com os conceitos de visualidade,discurso e enunciado. Particularmente, apresenta-se aqui um ensaio baseado na primeira oficina e suas análises. Disto, decorre que um discurso matemático, ligado a simetria, proporcionalidade, ordem, realidade, perfeição, beleza, organização, permeia o olhar dos professores. De outro modo, tais discursos produzem formas particulares de subjetivação. Tudo isso, conduz ao entendimento de que uma formação docente que leva em conta experiências formativas pode produzir novos sentidos para a educação matemática.

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Publicado

2016-07-14

Cómo citar

Regina Wagne, D., & Regina Flores, C. (2016). Visualidade, arte e matemática: deslocamentos na formação de professores. Revista Diálogo Educacional, 16(48), 467–485. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.048.DS10