PROJETO OFICINEMA:CONSTRUINDO UM CAMINHO

Autores

  • Sônia Cristina Vermelho PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7847

Resumo

Este artigo traz as discussões teórico-metodológicas envolvendo o Projeto de Pesquisa OFICINEMA cuja atividade principal é a produção de filme por alunos de escolas públicas. Este projeto, pelo seu formato e proposta, apresenta-se como uma possibilidade para pensarmos um processo de educação para as mídias, alicerçado numa conceituação que nos permita ir além do aspecto formativo-educacional dele, mas que possa nos trazer elementos para pensarmos a sociedade e o sujeito na cultura contemporânea. Dentro desta perspectiva, vamos nos debruçar neste momento em apresentar muito mais uma proposta de metodologia de análise de dados do que propriamente os resultados do projeto, pois este se encontra em fase de execução. Vamos iniciar nossa apresentação com alguns dados mais gerais já obtidos dos trabalhos realizados pelo projeto nos anos de 2000 a 2003, em seguida uma breve discussão acerca da produção de cinema e a relação com o espectador, uma discussão em torno de conceitos centrais para nossa proposta de análise e, finalmente, uma primeira análise da produção dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 2. ed. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro,RJ: Jorge Zahar. 1995.

______. Indústria cultural e sociedade. Tradução de Julia Elisabeth Levy et al. São Paulo.SP: Paz e Terra, 2002. (Coleção Leitura, 51).

AUMONT, Jacques, et al. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.

______. A imagem. 6. ed. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Cláudio Santoro. Campinas: Papirus. 2001. (Coleção Ofício de Arte e Forma).

BARTUCCI, Giovanna (org.). Psicanálise, cinema e estéticas de subjetivação. Rio de Janeiro,RJ: Imago, 2000.

MARCUSE, Herbert. A arte na sociedade unidimensional. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da Cultura de Massa. São Paulo,SP: Paz e Terra, 2000.

______. Algumas implicações sociais da tecnologia moderna. Revista de Estudos Marxistas, São Paulo,SP, n. 1, p. 113-140, set/dez 1996.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Tradução de António Pedro Vasconcelos. Lisboa: Relógio D’Água, 1997.

NASIO, Juan David. Os sete conceitos cruciais da psicanálise. Rio de Janeiro,RJ: Jorge Zahar, 1995.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro,RJ: DP&A, 2002.

VERMELHO, Sônia Cristina. Algumas reflexões em torno da tecnologia como expressão da subjetividade. In: LEITE, Márcia; FILÉ, Valter (org.). Subjetividade, tecnologia e escolas. Rio de Janeiro,RJ: DP&A. 2002. (Coleção O sentido da escola).

Downloads

Publicado

2005-07-17

Como Citar

Vermelho, S. C. (2005). PROJETO OFICINEMA:CONSTRUINDO UM CAMINHO. Revista Diálogo Educacional, 5(15), 45–60. https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7847