POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.15.044.DS05Abstract
Este texto visa contribuir para a análise da política de formação continuada de professores alfabetizadores dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando apontar sua relação com o caráter indutor das políticas de avaliação. Toma-se como lócus o município de Dourados (MS), onde foram realizadas entrevistas com gestores de cinco escolas públicas da rede municipal de ensino, bem como com gestores municipais responsáveis pela implementação de políticas de formação continuada de professores, no intuito de identificar suas impressões acerca da política de formação continuada desenvolvida pela rede municipal de ensino. As considerações feitas pelos gestores indicam um fortalecimento da relação formação/ avaliação, que propõe um direcionamento de políticas que assegurem recursos materiais e financeiros, mas que, ao mesmo tempo, estabelecem mecanismo de aferição da aplicação desses recursos. Sendo assim, conclui-se que as ações de formação continuada vêm sendo direcionadas para a mediação dos resultados a partir do desempenho dos alunos.Downloads
References
AFONSO, A. J. Avaliação educacional : regula..o e emancipa..o. S.o Paulo: Cortez, 2005.
AFONSO, A. J. Avaliação educacional : para uma sociologia das pol.ticas avaliativas contempor.neas. 4. ed. S.o Paulo: Cortez, 2009.
AMORIM, M. D.; SCAFF, E. A. S. O “Plano de A..es Articuladas” e o planejamento da educa..o municipal: concep..es e tend.ncias. Revista Educação e Fronteiras , Dourados, MS, v. 3, n. 6, p. 43-56, 2010. BALL, S. J. Performatividade, privatiza..o e o p.s‐estado do bem‐estar. Educação e Sociedade , v. 25, n. 89, p. 1105‐1126, 2004.
BOKOVA, I. Pref.cio. In: ROSE, P. (Org.). Relatório de monitoramento global de educação para todos – EPT. Bras.lia: UNESCO, 2014.
BRASIL. Decreto n. 6.094, de 24 de abril de 2007. Disp.e sobre a implementa..o do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educa..o. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil , Bras.lia, DF, 25 abr. 2007. Dispon.vel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6094.htm>.Acesso em: 17 nov. 2013.
BRASIL. Portaria n. 482, de 7 de junho de 2013. Disp.e sobre o Sistema deAvalia..o da Educa..o B.sica – SAEB. Diário Oficial [da] República Federativado Brasil , Bras.lia, DF, 10 jun. 2013. Dispon.vel em: <http://www.adur-rj.org.br/4poli/gruposadur/gtpe/portaria_482_7_6_13.htm>. Acesso em: 10 ago. 2013.
BRASIL. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pelaAlfabetiza..o na Idade Certa [...]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil ,Bras.lia, DF, 5 jul. 2012. Dispon.vel em: <https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=POR&num_ato=00000867&seq_ato=000&vlr_ano=2012&sgl_orgao=MEC>. Acesso em: 10 ago. 2013.
BROOKE, N. O futuro das pol.ticas de responsabiliza..o educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa , v. 36, n. 128, p. 377-401, 2006.
CAMINI, L. A pol.tica educacional do PDE e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educa..o. RBPAE , v. 26, n. 3, p. 535-550, 2010.
ESTEBAN, M. T. Considera..es sobre a pol.tica de avalia..o da alfabetiza..o: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação , v. 17, n. 51, p. 573-592, 2012.
FERNANDES, M. D. E; SCAFF, E. A. S.; OLIVEIRA, R. T. C. Direito . educa..o e compromisso docente: quando o sucesso e o fracasso escolar encontram o culpado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE , v. 29, n. 2, p. 327-345, 2013.
FREITAS, D. N. T de. Avaliação da educação básica no Brasil: dimens.o normativa, pedag.gica e educativa. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREITAS, H. C. L. de. Certifica..o docente e forma..o do educador: regula..o e desprofissionaliza..o. Educação e Sociedade , Campinas, v. 24, n. 85, p. 1095-1124, dez. 2003.
FREITAS, H. C. L. de. A (nova) pol.tica de forma..o de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade , Campinas, v. 28, n. 100, p. 1203-1230, out. 2007.
FREY, K. Pol.ticas p.blicas: um debate conceitual e reflex.es referentes . pr.tica da an.lise de pol.ticas p.blicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas (IPEA) , v. 21, p. 211-259, 2000.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT.STICA – IBGE. Cidades : Dourados. Bras.lia, 2010. Dispon.vel em: <http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=500370>. Acesso em: 13 dez. 2013.
KRAMER, S. Alfabetização, leitura e escrita : forma..o de professores em curso. 2. ed. S.o Paulo: .tica, 2008.
LIB.NEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar : pol.ticas, estrutura e organiza..o. 5. ed. S.o Paulo: Cortez, 2007.
MAU.S, O. C. Regula..o educacional, forma..o e trabalho docente. Estudos em Avaliação Educacional , n. 44, p. 473-492, 2009.
MORTATTI, M. do R. L. Alfabetiza..o no Brasil: conjecturas sobre as rela..es entre pol.ticas p.blicas e seus sujeitos privados. Rev. Bras. de Educação , v. 15, n. 44, p. 329-410, 2010. Dispon.vel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v15n44/v15n44a09.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2012.
NOVOA, A. Os professores e o “novo” espa.o p.blico da educa..o. In: TARDIF, M.; LESSARD, C. Ofício de professor : hist.ria, perspectivas e desafios internacionais. Petr.polis: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, D. A. Das pol.ticas de governo a pol.tica de estado: reflex.es sobre a atual agenda educacional brasileira. Educação e Sociedade , v. 32, n. 115, p. 323- 337, 2011.
OLIVEIRA, J. F. de. A fun..o social da educa..o e da escola p.blica: tens.es, desafios e perspectivas. In: FERREIRA, E. B.; OLIVEIRA, D. A. (Org.). Crise da escola e políticas educativas . Belo Horizonte: Aut.ntica, 2009.
ROSE, P. (Org.). Relatório de monitoramento global de educação para todos – EPT. Bras.lia: UNESCO, 2014.
SCHEIBE, L. Valoriza..o e forma..o dos professores para a educa..o b.sica: quest.es desafiadoras para um novo plano nacional de educa..o. Educação e Sociedade , v. 31, n. 112, p. 981-1000, 2010.
SOARES, M. Letramento : um tema em tr.s g.neros. 4. ed. Belo Horizonte: Aut.ntica, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.