ESCOLARIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL: TRÊS QUESTÕES PARA A PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06Abstract
O presente artigo visa analisar as relações entre educação escolar e desigualdades sociais, buscando problematizar os dilemas que perfazem a justiça social nas mediações entre as práticas escolares e os processos sociais. Diagnostica, após estudo teórico, os principais elementos do programa institucional constitutivo da escolarização, seus limites e seu declínio, e encerra com a identificação de três questões em aberto para a pesquisa em Sociologia da Educação, a saber: quanto aos novos contornos da forma escolar; à justiça social e ao enfrentamento das contradições internas da escola; ao reconhecimento cultural e à capacidade de tais instituições em responder as questões de nosso tempo.Downloads
References
CASTEL, R. A insegurança social : o que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social : uma crônica do salário. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CASTEL, R. As transformações da questão social. In: BOGUS, L.; YASBEK, M. C.; BELFIORE-WANDERLEY, M. (Orgs.) Desigualdade e a questão social . 4. Ed. São Paulo: Educ, 2013. p. 283-312.
DUBET, F. As desigualdades multiplicadas . Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.
DUBET, F. O que é uma escola justa? São Paulo: Editora Cortez, 2008.
DUBET, F. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação , v. 16, n. 47, p. 289-305, 2011a.
DUBET, F. Repensar la justicia social : contra el mito de la igualdad de oportunidades. Buenos Aires: Siglo XXI, 2011b.
FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça na era pós--socialista. In: SOUZA, J. (Org.) Democracia Hoje . Brasília: Ed. UNB, 2001. p. 245-282.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade . São Paulo: Editora UNESP, 1991.
GURZA LAVALLE, A. Cidadania, igualdade e diferença. Lua Nova , n. 59, p. 75-93, 2003.
KERSTENETZKY, C. L. Desigualdade e pobreza: lições de Sen. Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 15, n. 42, p. 113-122, 2000.
LOPES, J. R. Processos sociais de exclusão e políticas públicas de enfrentamento da pobreza. Cadernos CRH , v. 21, n. 53, p. 349-363, 2008.
LYON, D. Pós-modernidade . São Paulo: Paulus, 1998.
MARSHALL, T. Cidadania, Classe Social e Status . Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
PASTORINI, A. A categoria “questão social” em debate . São Paulo: Cortez, 2004.
PAUGAM, S. O homem socialmente desqualificado. In: BOGUS, L.; YASBEK, M. C.; BELFIORE-WANDERLEY, M. (Orgs.). Desigualdade e a questão social . 4. Ed. São Paulo: Educ, 2013. p. 313-347.
SCALON, C. Pobreza e desigualdade na agenda das políticas públicas. In: MELO, J. L.; LOPES, J. R. (Orgs.). Desigualdades sociais na América Latina : outros olhares, outras perguntas. São Leopoldo: Oikos, 2010. p. 181-191.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade . São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SETTON, M. G. J. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social , v. 17, n. 2, p. 33-350, 2005.
SILVA, R. M. D. Os direitos culturais e a política educacional brasileira na contemporaneidade. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 26, n. 1, p. 123-136, 2010.
SOUZA, J. A gramática social da desigualdade brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 19, n. 54, p. 79-96, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.