ESCOLARIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL: TRÊS QUESTÕES PARA A PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Authors

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06

Abstract

O presente artigo visa analisar as relações entre educação escolar e desigualdades sociais, buscando problematizar os dilemas que perfazem a justiça social nas mediações entre as práticas escolares e os processos sociais. Diagnostica, após estudo teórico, os principais elementos do programa institucional constitutivo da escolarização, seus limites e seu declínio, e encerra com a identificação de três questões em aberto para a pesquisa em Sociologia da Educação, a saber: quanto aos novos contornos da forma escolar; à justiça social e ao enfrentamento das contradições internas da escola; ao reconhecimento cultural e à capacidade de tais instituições em responder as questões de nosso tempo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CASTEL, R. A insegurança social : o que é ser protegido? Petrópolis: Vozes, 2005.

CASTEL, R. As metamorfoses da questão social : uma crônica do salário. 4. Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CASTEL, R. As transformações da questão social. In: BOGUS, L.; YASBEK, M. C.; BELFIORE-WANDERLEY, M. (Orgs.) Desigualdade e a questão social . 4. Ed. São Paulo: Educ, 2013. p. 283-312.

DUBET, F. As desigualdades multiplicadas . Ijuí: Ed. Unijuí, 2003.

DUBET, F. O que é uma escola justa? São Paulo: Editora Cortez, 2008.

DUBET, F. Mutações cruzadas: a cidadania e a escola. Revista Brasileira de Educação , v. 16, n. 47, p. 289-305, 2011a.

DUBET, F. Repensar la justicia social : contra el mito de la igualdad de oportunidades. Buenos Aires: Siglo XXI, 2011b.

FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça na era pós--socialista. In: SOUZA, J. (Org.) Democracia Hoje . Brasília: Ed. UNB, 2001. p. 245-282.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade . São Paulo: Editora UNESP, 1991.

GURZA LAVALLE, A. Cidadania, igualdade e diferença. Lua Nova , n. 59, p. 75-93, 2003.

KERSTENETZKY, C. L. Desigualdade e pobreza: lições de Sen. Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 15, n. 42, p. 113-122, 2000.

LOPES, J. R. Processos sociais de exclusão e políticas públicas de enfrentamento da pobreza. Cadernos CRH , v. 21, n. 53, p. 349-363, 2008.

LYON, D. Pós-modernidade . São Paulo: Paulus, 1998.

MARSHALL, T. Cidadania, Classe Social e Status . Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

PASTORINI, A. A categoria “questão social” em debate . São Paulo: Cortez, 2004.

PAUGAM, S. O homem socialmente desqualificado. In: BOGUS, L.; YASBEK, M. C.; BELFIORE-WANDERLEY, M. (Orgs.). Desigualdade e a questão social . 4. Ed. São Paulo: Educ, 2013. p. 313-347.

SCALON, C. Pobreza e desigualdade na agenda das políticas públicas. In: MELO, J. L.; LOPES, J. R. (Orgs.). Desigualdades sociais na América Latina : outros olhares, outras perguntas. São Leopoldo: Oikos, 2010. p. 181-191.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade . São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

SETTON, M. G. J. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social , v. 17, n. 2, p. 33-350, 2005.

SILVA, R. M. D. Os direitos culturais e a política educacional brasileira na contemporaneidade. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação , v. 26, n. 1, p. 123-136, 2010.

SOUZA, J. A gramática social da desigualdade brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 19, n. 54, p. 79-96, 2004.

Published

2016-07-14

How to Cite

Dias da Silva, R. M. (2016). ESCOLARIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL: TRÊS QUESTÕES PARA A PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 769–790. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06