ESCOLARIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL: TRÊS QUESTÕES PARA A PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

DOI:

https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06

Resumo

O presente artigo visa analisar as relações entre educação escolar e desigualdades sociais, buscando problematizar os dilemas que perfazem a justiça social nas mediações entre as práticas escolares e os processos sociais. Diagnostica, após estudo teórico, os principais elementos do programa institucional constitutivo da escolarização, seus limites e seu declínio, e encerra com a identificação de três questões em aberto para a pesquisa em Sociologia da Educação, a saber: quanto aos novos contornos da forma escolar; à justiça social e ao enfrentamento das contradições internas da escola; ao reconhecimento cultural e à capacidade de tais instituições em responder as questões de nosso tempo.

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Publicado

2016-07-14

Como Citar

Dias da Silva, R. M. (2016). ESCOLARIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E JUSTIÇA SOCIAL: TRÊS QUESTÕES PARA A PESQUISA EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, 16(49), 769–790. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.16.049.AO06