Teacher-researcher: conceptions and practices of master teachers working in primary education
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v12i37.4699Abstract
Although teacher education seeks to form a teacher-research and the research being wellness recognized as a key activity, excellent use and meaning has generated controversy. in this sense, we have investigated: which are the conceptions and practices of research master degree teachers who work in teaching at elementary schools? The objective was to identify the concepts and practices in search of master teachers. This qualitative study that we conducted in semi structured interviews with eight master professors. For the design of the teacher-researcher we have identified three aspects: a) the professional who remains up-to-dated, b) That the professional prioritizes the research over teaching, c) the professional who investigates his/her teaching practice. However, we have not noticed the correct understanding of research as a systematic process, in order to the science related to teaching. Most teachers demonstrated interest in and ability conducting research in the school, however, they have expressed impossibilities due to limiting factors related to the physical structure, lack of time, low salary and poor support from the school managers. They have noticed that the master´s contributed in his/her training as a teacher-researcher. This study allowed us to analyze the educational literature which gives an emphasis on the need to train the teacher-researcher. However, it is not often discussed the history of the teachers´ training, working conditions, career, the financial resources and the infrastructure also necessary for the teacher to be able to conduct research in the schools.Downloads
References
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2004.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRZEZINSKI, I. GT 8: a pesquisa sobre formação de profissionais da educação em 25 anos de história. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO - ANPED, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPED, 2007. p. 1-15.
CRUZ, G. B. da; LÜDKE, M. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cadernos de Pesquisa, v. 125, p. 81-109, maio./ago. 2005.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1991.
ESTEBAN, T. M.; ZACUR, A. (Org.). Professora-pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediada pela investigação sobre a prática. In: ROMANOWSKI, J.; MARTINS, P.; JUNQUEIRA, S. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: ENDIPE: Champagnat, 2004. p. 243-258.
LÜDKE, M. (Coord.). O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez, 2009.
LÜDKE, M. Convergências e tensões reveladas por um programa de pesquisas sobre formação docente. In: DALBEN, A. et al. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: didática, formação de professores e trabalho docente. Belo Horizonte: ENDIPE: Autêntica, 2010. p. 260-272.
RAMALHO, B. L.; NUÑEZ, I. B.; GAUTHIER, C. Formar o professor - profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.
RAUSCH, R. B. A reflexividade promovida pela pesquisa na formação inicial de professores. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
RAUSCH, R. B.; SCHROEDER, S. L. A inserção da pesquisa nas séries iniciais do ensino fundamental. Atos de Pesquisa em Educação, v. 5, n. 3, p. 315-337, 2010.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
SILVA, K. A. P. Professores com formação stricto-sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
VELLOSO, J. Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 123, p. 583-611, set./dez. 2004.
ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente, v. 1, n. 1, ago./dez. 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.