Saberes da prática na formação: representações sociais de alunas de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v11i33.4312Abstract
O objetivo do trabalho é investigar representações sociais de alunos de Pedagogia sobre saberes da prática. Fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais e em estudos no campo da formação de professores. A pesquisa foi realizada com 34 alunos do último ano de Pedagogia, 10 de uma universidade privada e 24 de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro. Foram realizados quatro grupos focais, dois em cada universidade. Para provocar discussões nos grupos utilizou-se como recurso inicial um texto com estilo de reportagem que descrevia uma experiência de formação em serviço. A análise do material apoiou-se na análise de conteúdo temática. Os resultados revelam três temas articulados: relação teoria e prática, saberes da prática, e expectativas sobre o curso de Pedagogia. Os resultados mostram um núcleo figurativo das representações sociais dos alunos sobre saberes da prática que destaca a dissociação entre teoria e prática na formação. Esse sentido pode ser condensado por uma metonímia observada na análise do material: “um palco onde se encena uma peça em que o professor é o ator”. No “palco” em que seria portador da teoria necessária para “encenar” o professor faz uma “adaptação” às diferentes realidades escolares e aos diversos públicos de alunos. Assim o professor-ator encena sua prática e a cada dia o “espetáculo” pode ser diferente, dependendo do “cenário” e do “público”. Ao “adaptar” e “encenar’ o professor vai construindo os “saberes da prática” em seu cotidiano de trabalho”, que tende a se afastar do conhecimento científico adquirido na formação.Downloads
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