POLÍTICAS E PRÁTICAS DE GESTÃO PÚBLICA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL: AS COMPETÊNCIAS DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i4.3847Abstract
As competências das organizações educacionais e no sistema é o objeto de reflexão deste artigo. A democratização das práticas escolares nos sistemas e nas organizações requer formação continuada, efetivada no movimento ação-reflexão- ação. Nesse movimento, a organização escolar converte-se em aprendiz ao mesmo tempo em que realiza seu papel como instituição formadora. O desenvolvimento, mobilização e atualização das competências da escola democrática necessita que os obstáculos que dificultam a aprendizagem sejam superados coletivamente. Essa superação pode ser viabilizada na criação de redes de aprendizagem intra e interescolas e sistemas. Tais redes funcionam como uma forma de democratização do sistema e das organizações educacionais.Downloads
References
CARBONELL, J. A aventura de inovar: A mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DOMINGO, J. C. Enseñanza, currículum y professorado. 2.ed. Madrid:
Akal, 1994.
EYNG, A. M. Educación pluridimensional: competencias transprofesionales en el currículo integrado. Publicaciones de la Universitat autònoma de Barcelona, Bellaterra, Barcelona, Spain, 2001.
GUERRA, M. A. S. La escuela que aprende. Madrid: Morata, 2000.
GUZMÁN, J. L. V. La participación de los professores en la gestión de
calidad en educación. Navarra: EUNSA, 2000.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PALOS, J. (coord.) Estrategias para el desarrollo de los temas transversales del curriculum. Barcelona: ICE – Horsori, 2000.
PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre:
Artmed, 1997.
ROPÉ, F.; TANGUY, L. (Orgs.). Saberes e Competências: O uso de tais
noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997.
SANCHO, J. M. Los professores y el curriculum. Barcelona: ICE – Horsori,
SENGUE, P. M. A Quinta disciplina: Arte e prática da organização que
aprende. 8.ed. São Paulo: Nova Cultural, 2001.
STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. 3. ed. Madrid:
Morata, 1991.
THURLER, M. G. Inovar no interior da escola. São Paulo: Artmed, 1998.
TORRE, S. de la. Didactica y curriculo: Bases y componentes del processo formativo. Madrid: Dykinson, S. L., 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.