VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DISCIPLINAMENTO: controvérsias na escola
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3325Abstract
Compreender o fenômeno da violência na escola, bem como pensar soluções possíveis para o problema constitui-se o principal mote deste artigo. Partindo de uma análise histórico-cultural da educação e da constituição humana, buscou-se refletir sobre a diversidade humana e a possibilidade de construção da cidadania. Discutindo os sentidos e significados da educação para os gregos, a ideia de cidadania se sobressai a partir de um agir humano em consonância com a coletividade. Este ensaio configura-se no resultado de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que além de discorrer sobre o sentido de “ser humano”, analisou de que forma esse humano se constrói no âmbito escolar ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 557-569, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 558 CUNHA, J. L. da; PACHECO, C. R. C. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 557-569, set./dez. 2009 diante de práticas educativas disciplinadoras. Questiona-se a crise da escola e as dificuldades enfrentadas pela docência ao lidar com uma realidade cada vez mais conflituosa. A análise da obra de Bueb (2006) é um exemplo da constante procura por soluções ao depauperamento de valores morais e éticos. A incapacidade de os professores resolverem conflitos se contrapõe a uma coragem de educar necessária na atualidade. Na revisão de literatura feita, autores como Hentig (2007), Bueb (2006), Brumlik (2007), Bergmann (2006), entre outros trouxeram grandes contribuições para esta discussão. Entender os conceitos de violência, cidadania e disciplinamento é questionar nossa própria realidade, não só escolar, mas principalmente ela. Nossa tarefa enquanto educadores, seja “oleiro” ou “jardineiro”, está justamente na desconstrução de uma realidade imposta, no questionamento de práticas e teorias educativas e na busca por uma convivência pacífica, que não negue conflitos, mas que saiba trabalhá-los.Downloads
References
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