A GESTÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3322Resumen
O trabalho analisa o desafio enfrentado atualmente pelos educadores brasileiros, a saber, o crescimento da violência escolar, constatado em várias pesquisas. Neste sentido, a evolução da violência escolar é focalizada em primeiro lugar, desde os primeiros registros de seu crescimento, que despertou a atenção dos pesquisadores, logo após a redemocratização brasileira, até dados mais recentes dos anos 2000. Em segundo lugar, o fenômeno é caracterizado em termos das suas formas de manifestação mais frequentes, que também têm variado ao longo da sua evolução, passando da depredação do patrimônio, inicialmente a transgressão mais frequente, para violências contra a pessoa. São também abordadas as variáveis já identificadas pelas pesquisas como associadas à manifestação da violência escolar, como, por exemplo, porte da cidade, tamanho do estabelecimento, desigualdade social, etc. Esta panorâmica permite observar, além do crescimento constante nos índices de violência escolar, a sua disseminação, e também, o agravamento do problema, em virtude das formas de manifestação terem se tornado cada vez mais explícitas e pessoais. Ante essa situação, é discutida a gestão da violência escolar, desde as políticas públicas já ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 541-555, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 542 LEME, M. I. da S. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 541-555, set./dez. 2009 implementadas pelas administrações centrais até o que pode ser feito no âmbito da escola. Nesta perspectiva, discute-se as novas demandas que a violência na escola traz, não só para o diretor escolar, mas para todos os integrantes da comunidade.Descargas
Citas
ABRAMOVAY, M. Entrevista ao e.educacional. 2004. Entrevista concedida a Diogo Dreyer. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/login/acessorestrito.asp?restr=0&URL=/entrevistas/entrevista0111.asp>. Acesso em: 2 set. 2006.
ABRAMOVAY, M. et al. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina. Brasília: Unesco, 2002.
ALVES, R. As escolas em bairros com altas taxas de violência: a visão dos professores. In: RUOTTI, C.; ALVES, R.; CUBAS, V. O. (Org.). Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: ANDHEP/Imprensa Oficial, 2006. p. 109-147.
CAMACHO, L. M. Y. As sutilezas das faces da violência nas práticas escolares de adolescentes. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 27, n. 1, p. 123-140, 2001.
CORREA, D. M. Avaliação das políticas públicas para a redução da violência escolar em Minas Gerais: o caso do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
DE SOUSA, E. R.; RIBEIRO, J. Bullying and sexual harassment among Brazilian high school students. Journal of Interpersonal Violence, Thousand Oaks, v. 9, n. 20, p. 1018-1038, 2005.
DICE, P. et al. The health behavior in school aged children bullying working group. Bullying and symptoms among school aged children: international comparative cross sectional study in 28 countries. European Journal of Public Health, Oxford, v. 15, n. 2, p. 128-132, 2005.
DOMINGOS, B. Escola e violência: configurações da violência escolar segundo alunos, professores, pais e moradores da comunidade. 2005. 356 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
ESLIA, M. et al. Friendship and loneliness among bullies and victims: data from seven countries. Aggressive Behavior, Hoboken, v. 30, n. 1, p. 71-83, 2004.
FANTE, C. Fenômeno bullying: estratégias de intervenção e prevenção da violência entre escolares. São José do Rio Preto, SP: Ativa, 2003.
GONÇALVES, L. A.; SPOSITO, M. P. Iniciativas públicas de redução da violência escolar no Brasil. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 115, p. 101-138, 2002.
LEME, M. I. S. Convivência, conflitos e educação nas escolas de São Paulo. São Paulo: ISME, 2006.
LIBERAL, E. F. et al. Escola segura. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, n. 81, p. 155-163, 2005.
NAMO DE MELLO, G.; ATHIÉ, L. Gestão escolar eficaz. 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2008.
NEWMAN, M. L.; HOLDEN, G. W.; DELVILLE, Y. Isolation and the stress of being bullied. Journal of Adolescence, Amsterdam, v. 28, n. 3, p. 343-357, 2005.
RUOTTI, C. Prevenção da violência escolar. In: RUOTTI, C.; ALVES, R.; CUBAS, V. O. (Org.). Violência na escola: um guia para pais e professores. São Paulo: Imprensa Oficial, 2006. p. 209-228.
SAVIANI, D. Papel do diretor de escola numa sociedade em crise. In: ______. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, 2000. p. 207-210.
SPOSITO, M. Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 27, n. 1, 87-103, 2001.
TOBLIN, R. L. et al. Social-cognitive and behavioral attributes of aggressive victims of bullying. Journal of Applied Developmental Psychology, Amsterdam, v. 26, n. 3, p. 329-346, 2005.
VIENSTRA, R. et al. Bullying and victimization in elementary schools; a comparison of bullies, victims, bullies/victims and uninvolved adolescents. Developmental Psychology, Washington, v. 41, n. 4, p. 672-682, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.