INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: ALGUMAS QUESTÕES A CONSIDERAR
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3307Abstract
Este artigo apresenta uma análise de pesquisa no campo dos estudos sobre indisciplina e violência nas escolas, propondo alguns avanços nos processos de gestão educacional, tendo por base um conjunto de leituras teóricas e observações realizadas em um conjunto de escolas de Educação Básica, ao longo dos últimos cinco anos. Argumentamos que os problemas de indisciplina e violência solicitam uma profunda revisão em nossas visões e práticas pedagógicas, uma mudança de paradigma em termos de gestão educacional, pois colocam em questão o próprio projeto educacional, e portanto as finalidades mais amplas do ato educacional, e não somente as iniciativas e práticas dos professores. O texto desenvolve uma análise em três momentos. Inicialmente exploramos um conjunto de questões sobre indisciplina e violência nas escolas, tendo por referências estudos realizados por ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 511-523, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 512 GARCIA, J. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 511-523, set./dez. 2009 diferentes pesquisadores. Em seguida, argumentamos sobre a necessidade de avançar na direção de um novo paradigma na gestão educacional, em relação às questões de indisciplina e violência nas escolas. A seguir, tendo por base um conjunto de observações realizadas em um grupo de escolas, exploramos um conjunto de aspectos a serem transformados, relativos à perspectiva de mudança nos processos de gestão educacional, tendo em mente efetuar avanços no enfrentamento dos problemas relacionados à indisciplina e violência. Na última parte apresentamos um conjunto de considerações finais, destacando a importância da escola redesenhar processos de formação e priorizar ações pró-ativas baseadas no desenvolvimento de visões compartilhadas, como forma de superar fragmentações usuais nas ações relacionadas a indisciplina e violência nas escolas.Downloads
References
ABRAMOVAY, M.; RUA, A. Violências nas escolas. 4. ed. Brasília: Unesco, 2004.
AMADO, J. Interacção pedagógica e indisciplina na aula. Porto: Edições ASA, 2001.
AQUINO, J. (Org.). Indisciplina na escola. São Paulo: Summus, 1996.
ARUM, R. Judging school discipline. Cambridge: Harvard University Press, 2005.
D’ANTOLA, A. (Org.). Disciplina na escola. São Paulo: EPU, 1989.
DEBARBIEUX, E. Violência nas escolas. Lisboa: Instituto Piaget, 2007.
DEBARBIEUX, E.; BLAYA, C. (Org.). Violência nas escolas: dez abordagens européias. Brasília: Unesco, 2002.
ESTRELA, M. T. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. Porto: Porto Editora, 2002.
FRELLER, C. Histórias de indisciplina escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
FURLAN, A. Discipline problems in the Mexican school system: the silence of educational science. Prospects, Brussels, v. 28, n. 4, p. 555-569, 1998.
GORDON, D. Rising to the discipline challenge. Harvard Education Letter, Cambridge, v. 15, n. 5, p. 1-4, 1999.
KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1977.
NÓVOA, A. Nota de apresentação. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 9-12.
REBELO, R. Indisciplina escolar: causas e sujeitos. Petrópolis: Vozes, 2002.
XAVIER, M. L. (Org.). Disciplina na escola: enfrentamentos e reflexões. Porto Alegre: Mediação, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.