UNA REINTERPRETACIÓN DE LA VIOLENCIA EN LAS ESCUELAS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v9i28.3115Abstract
Os atos de violência nas escolas chamam a atenção por sua inadequação e gravidade, e são o fruto de processos que nem sempre têm uma resposta adequada e de circunstâncias que, em um momento específico, os possibilitam. A forma de tratamento dado ao tema pode provocar alarmismo entre alunos, professores, famílias e mesmo na sociedade, o que realimenta o debate e dificulta a implementação de respostas e ações educativas para reduzi-lo e preveni-lo. É preciso fazer, sem mais delongas, uma análise profunda do que ocorre, porque essas reações são produzidas, as formas de interpretá-las e, especialmente, as alternativas educativas a serem implementadas. O interesse do grupo GRODE (Grupo de Recerca, Orientació i Desenvolupament Educatiu) pelos fenômenos de violência, parte do estudo deste fenômeno e da análise compartilhada com os professores sobre as formas e processos de socialização e a aprendizagem relacional dos alunos nas escolas, abrangendo no olhar o entorno das escolas (atividades extraescolares, grupos culturais, desportivos). No artigo se apresenta o enfoque educativo que sustenta a investigação realizada em escolas públicas e privadas de educação primária e secundária da Catalunha. A metodologia seguida é baseada no modelo da pesquisa-ação participativa com os professores. Os agentes profissionais próximos à escola, que prestam serviços educativos (psicopedagogia, recursos) e trabalho social, entre outros, também participam, contribuindo com sua visão e experiências.Downloads
References
BRUNER, J. Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. Madrid: Alianza, 1998.
COMELLAS, M. J. Las competencias para la acción tutorial. In: COMELLAS, M. J. (Coord.). Las competencias del profesorado para la acción tutorial. Barcelona: CissPraxis, 2002. p. 13-27.
______. ¿Cuándo el comportamiento de la infancia y la adolescencia se vuelve conflicto? Información, Barcelona, v. 27, p. 24-31, 2004.
______. Un observatorio abierto a la participación. Cuadernos de Pedagogía, Barcelona, n. 359, p. 79-84, 2006.
COMELLAS, M. J.; LOJO, M. En cavi de mirada per abordar i prevenir la violència a les escoles. Barcelona: Octaedro, 2008.
DUBET, F. Les inégalités multipliées. Paris: L’aube, 2004.
GABERAN, P. La relation éducative. Ramonville: Eres, 2005.
HAMON, H. Tant qu’il y aura des élèves. Paris: Seuil, 2004.
MABION-BONFILS, B. L’invention de la violence scolaire. France: Eres, 2005.
MARCHESI, A. Qué será de nosotros los malos alumnos? Madrid: Alianza, 2005.
MEIREIU, P. La opción de educar. Barcelona: Octaedro, 2001.
______. Referencias para un mundo sin referencias. Barcelona: Graó, 2004.
MORIN, E. Où va le monde? Paris: L’Herme, 2007.
MUCCHIELLI, L. Violences et insécurité. Paris: La découverte, 2002.
PUGEAULT-CICCHELLI, C. ; CICCHELLI, V.; RAGI, T. Ce que nous savons des jeunes. Paris: PUF, 2004.
RAVEAUD, M. De l’enfant au citoyen. Paris: PUF, 2006.
ROJAS, M. L. Las semillas de la violencia. Madrid: Calpe, 2005.
SANTOS GUERRA, M. A. Hacia el futuro: riesgos y esperanzas. In: VV.AA. Valores escolares y educación para la ciudadanía. Barcelona: Graó, 2002. p. 29-33.
TOCZEK, M-C.; MARTINOT, D. Le défi éducatif. Paris: Armand Colin, 2004.
VAN HAECHK A. L’école des inégalités. Mons: Talus, 2001.
______. L’école à l’épreuve de la sociologie. Bruselas: De Boec, 2006.
VV.A A. Qu’avons nous fait du droit à l’éducation? Paris: L’Harmattan, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.