Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO10Abstract
This article aimed to understand the students’ perception regarding their respective formation in philosophy and the use of the tablet as a means of support in this formation, with a focus delimited by the students who attended, in 2015, a class of the 4th year of upper secondary education at the Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situated in Italy. The research methodology involved the application of questionnaires with the class teacher and, in the analysis, the analytical descriptive perspective was chosen: i) it used a questionnaire composed of ten open questions; ii) based on Bardin (2011), it developed the content analysis and the categorization of student responses, considering the criterion of pertinence of the different answers for each question; iii) still considering the pertinence criterion, he compared the different student responses with two parameters for the teaching of philosophy, the Interministerial Decree nº 211 (ITALIA, 2010), which prescribes competences and knowledge for teaching philosophy in Italian upper secondary education and the Liceo philosophy teachers department area Programming (LSSFL, 2014), which prescribes and monitors didactics and resources for teaching philosophy in upper secondary education at the LSSFL; iv) and sought to briefly reflect on the analytical categories, with the support of Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo and Kohan (2013), Moraes and Tomazetti (2014). The results, justified by sight and percentages, indicated a strongly favorable student perception in relation to the respective formation in philosophy, as well as in relation to the use of the tablet as a means of support in this formation.
Downloads
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Reto e A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.
CÂNDIDO, C. A Filosofia no ciberespaço. In: RIBAS, M. A. C. et al. (org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Unijuí, 2005.
CARMINATI, C. J. Prescrições e ordenamentos do ensino de filosofia na escola secundária - Itália. In: CARMINATI, C. J. (org.) Ensinar filosofia para quê?: O ensino de filosofia na Itália, Portugal, Moçambique e Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.
GHEDIN, E. Ensino de filosofia no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2008.
GUIDO, H.; GALLO, S.; KOHAN, W. O. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: histórias, temas, problemas. In: CARVALHO, M.; CORNELLI, G. (org.). Ensinar filosofia. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
HORN, G. B. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Unijuí, 2009.
ITALIA. MINISTERO DELL’ISTRUZIONE, DELL’UNIVERSITÀ E DELLA RICERCA; MINISTERO DELL’ECONOMIA E DELLE FINANZE. Decreto interministeriale nº 211, de 7 de outubro de 2010. Indicazioni nazionali per i licei. Roma: MIUR/MEF, 2010. Disponível em: https://1.flcgil.stgy.it/files/pdf/20111125/decreto-interministeriale-211-del-7-ottobre-2010-indicazioni-nazionali-per-i-licei.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
LICEO SCIENTIFICO STATALE FILLIPO LUSSANA. Programmazione di area: dipartimento de filosofia. Bergamo: LSSFL, 2014.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de C. A. R. de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MORAES, S. B. A.; TOMAZETTI, E. M. Ensino de filosofia e TIC: experiências do PIBID. Revista Intersaberes, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 345-360, 2014. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/667. Acesso em: 8 dez. 2022.
TOMAZETTI, E. M. Algumas reflexões acerca do ensino de filosofia nas condições contemporâneas. In: RIBAS, M. A. C. et al. (org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Unijuí, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Editora Universitária Champagnat
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.