Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO10

Abstract

This article aimed to understand the students’ perception regarding their respective formation in philosophy and the use of the tablet as a means of support in this formation, with a focus delimited by the students who attended, in 2015, a class of the 4th year of upper secondary education at the Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana (LSSFL), situated in Italy. The research methodology involved the application of questionnaires with the class teacher and, in the analysis, the analytical descriptive perspective was chosen: i) it used a questionnaire composed of ten open questions; ii) based on Bardin (2011), it developed the content analysis and the categorization of student responses, considering the criterion of pertinence of the different answers for each question; iii) still considering the pertinence criterion, he compared the different student responses with two parameters for the teaching of philosophy, the Interministerial Decree nº 211 (ITALIA, 2010), which prescribes competences and knowledge for teaching philosophy in Italian upper secondary education and the Liceo philosophy teachers department area Programming (LSSFL, 2014), which prescribes and monitors didactics and resources for teaching philosophy in upper secondary education at the LSSFL; iv) and sought to briefly reflect on the analytical categories, with the support of Cândido (2005), Tomazetti (2005), Ghedin (2008), Horn (2009), Guido, Gallo and Kohan (2013), Moraes and Tomazetti (2014). The results, justified by sight and percentages, indicated a strongly favorable student perception in relation to the respective formation in philosophy, as well as in relation to the use of the tablet as a means of support in this formation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celso João Carminati, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Licenciado em Filosofia pela Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (1988), Mestre em Educação (1997) e Doutor em Educação (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com estágio Sandwich na Università degli Studi di Milano - Itália (2000-2001). Pós-Doutorado pela Università degli Studi di Bergamo - Itália (2015), sob supervisão do Prof. Dr. Fulvio Cesare Manara e pela Universidade de Lisboa - Portugal (2016), sob supervisão do Prof. Dr. Pedro Calafate. Professor titular no Departamento de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas e da Educação - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Leciona no curso de Graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado. Orienta dissertações e teses. Membro do Grupo de Pesquisa "Observatório de Práticas Escolares" - OPE - FAED/UDESC. Coordena e participa de projetos de pesquisa e tem experiência e publicações na área de Educação, com ênfase em ensino de filosofia, ensino médio, instituições e ensino superior, filosofia e historiografia da educação, organização e gestão da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino de filosofia, ensino médio, educação superior e formação de professores, gestão e políticas de educação. Membro pesquisador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - CLEPUL - Portugal. Participa do Laboratório Interdisciplinar de Ensino de Filosofia e Sociologia - LEFIS. Atuou de 04/02/2017 a 15/12/2020 como Diretor de Ensino de Graduação do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED/UDESC. Em 26/03/2021, tomou posse como Diretor Geral eleito do Centro de Ciências Humanas e da Educação/FAED/UDESC, para mandato até 25/03/2025.

Leandro Kingeski Pacheco, Instituto Federal Catarinense

Atua como professor efetivo de filosofia no Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari. Concluiu bacharelado em filosofia (1994 / UFSC); licenciatura em filosofia (1997 / UFSC); mestrado em filosofia (2005 / UFSC); bacharelado em direito (2021 / ESSC); doutorado em educação (2023 / UDESC). Tem experiência no ensino de filosofia e de outras disciplinas afins no ensino médio (desde 1996) e no ensino superior (desde 2001).

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução de L. A. Reto e A. Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2011.

CÂNDIDO, C. A Filosofia no ciberespaço. In: RIBAS, M. A. C. et al. (org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Unijuí, 2005.

CARMINATI, C. J. Prescrições e ordenamentos do ensino de filosofia na escola secundária - Itália. In: CARMINATI, C. J. (org.) Ensinar filosofia para quê?: O ensino de filosofia na Itália, Portugal, Moçambique e Brasil. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2020.

GHEDIN, E. Ensino de filosofia no ensino médio. São Paulo: Cortez, 2008.

GUIDO, H.; GALLO, S.; KOHAN, W. O. Princípios e possibilidades para uma metodologia filosófica do ensino de filosofia: histórias, temas, problemas. In: CARVALHO, M.; CORNELLI, G. (org.). Ensinar filosofia. Cuiabá: Central de Texto, 2013.

HORN, G. B. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Unijuí, 2009.

ITALIA. MINISTERO DELL’ISTRUZIONE, DELL’UNIVERSITÀ E DELLA RICERCA; MINISTERO DELL’ECONOMIA E DELLE FINANZE. Decreto interministeriale nº 211, de 7 de outubro de 2010. Indicazioni nazionali per i licei. Roma: MIUR/MEF, 2010. Disponível em: https://1.flcgil.stgy.it/files/pdf/20111125/decreto-interministeriale-211-del-7-ottobre-2010-indicazioni-nazionali-per-i-licei.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

LICEO SCIENTIFICO STATALE FILLIPO LUSSANA. Programmazione di area: dipartimento de filosofia. Bergamo: LSSFL, 2014.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de C. A. R. de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORAES, S. B. A.; TOMAZETTI, E. M. Ensino de filosofia e TIC: experiências do PIBID. Revista Intersaberes, [s. l.], v. 9, n. 18, p. 345-360, 2014. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/667. Acesso em: 8 dez. 2022.

TOMAZETTI, E. M. Algumas reflexões acerca do ensino de filosofia nas condições contemporâneas. In: RIBAS, M. A. C. et al. (org.). Filosofia e ensino: a filosofia na escola. Ijuí: Unijuí, 2005.

Published

2023-11-03

How to Cite

Carminati, C. J., & Pacheco, L. K. (2023). Contribuições da filosofia na formação discente no ensino secundário do Liceo Scientifico Statale Fillipo Lussana. Revista Diálogo Educacional, 23(79), 1522–1535. https://doi.org/10.7213/1981-416X.23.079.AO10