Relação pedagógica no grupo tutorial: desafios e possibilidades das metodologias participativas (ativas)
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.16.050.AO03Abstract
Este texto objetiva analisar a relação pedagógica desenvolvida no grupo tutorial na metodologia PBL adotada no curso de Medicina de um centro universitário privado do Distrito Federal, visando compreender desafios e possibilidades na construção do conhecimento de forma colaborativa e participativa. Colaboraram com a pesquisa um professor e quatro estudantes do segundo semestre do curso. A abordagem metodológica consistiu na análise de depoimentos levantados por meio de entrevista semiestruturada com professor, grupo focal com quatro estudantes e observação de oito horas de sessões tutoriais que oportunizaram compreender aspectos relativos à dinâmica do grupo tutorial. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base em Berbel (1998), Leitinho e Sá Carneiro (2013) para discutir a Aprendizagem Baseada em Problemas; em Veiga (2001, 2014) para discutir a relação pedagógica e o processo didático; em Saviani (2007, 2008) para abordar a pedagogia histórico-crítica; e em Araújo (2017) para discutir as matrizes pedagógico-metodológicas ativas e participativas. Da análise dos dados da pesquisa, foi possível apreender que no grupo tutorial, a relação pedagógica é democrática, pautada no respeito ao indivíduo, sendo o poder de decisão e ação compartilhado por todos e identificar alguns elementos constitutivos do grupo tutorial que sinalizam o movimento de transição da metodologia ativa para a pedagogia histórico-crítica. A formação médica requer metodologia colaborativa, participativa e problematizadora fundamentada na prática social em que professor e estudantes, apesar de ocuparem posições distintas, constroem uma relação pedagógica favorável à compreensão e ao encaminhamento de soluções dos problemas apresentados pela prática social.Downloads
References
ARAÚJO, J. C. S. Da metodologia ativa à metodologia participativa. In: VEIGA, I.P.A. et al. Técnicas de ensino e aprendizagem como expressão das metodologias problematizadoras “in press ”.
BARROWS, H. S. Criteria for analyzing a problems-based learning curriculum. In: RANKIN, J. A. (org.). Handbook on problem-based learning . Nova York: Forbes Custom Publishing, 1999.
BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? In: Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, 1998.
BERNSTEIN, B. Clases, códigos y control . v. 2. Hacia una teoría de las transmisiones educativas. Madrid: Akal, 1977.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES n. 3, de 20 de julho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. (Diário Oficial, Brasília, 06/06/2014).
LEITINHO, M. C. e SÁ CARNEIRO, C. C. B. Aprendizagem baseada em problemas: Uma abordagem pedagógica e curricular. In: Veiga, I. P. A. (org.). Novas tramas para as técnicas de ensino e estudo. Campinas: Papirus, 2009.
SANTOS, B. S. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA; HERON, L. et al. (Orgs.). Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Petrópolis: Vozes, 1996.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: História e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
VEIGA, I. P. A. O cotidiano da aula universitária e as dimensões do projeto político- pedagógico. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.
VEIGA, I. P. A. Na sala de aula: O estudo dirigido. In: VEIGA, I. P. A. (org.). Técnicas de ensino: por que não? 21. ed. 4ª reimp. Campinas: Papirus, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.