Estratégias autoprejudiciais em matemática: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO09

Resumo

A adoção de estratégias autoprejudiciais de aprendizagem envolve a criação ou declaração de obstáculos, reais ou fictícios, antes da realização de uma tarefa para justificar, antecipadamente, um possível fracasso ou para tornar um sucesso mais recompensador para a autoimagem. Esta prática pode afetar o desempenho e ter consequências desastrosas para o estudante. No caso da Matemática, disciplina temida por muitos, a importância de se pesquisar a influência destas estratégias na vida dos estudantes parece ser ainda maior. Assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma revisão sistemática da literatura que investiga a adoção de estratégias autoprejudiciais no âmbito da Matemática. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PsycINFO e ERIC. A amostra final incluiu 10 textos, todos internacionais, sendo 3 trabalhos em eventos e 7 artigos em periódicos. Os resultados revelaram que vários fatores contribuem para a adoção, ou não, de estratégias autoprejudiciais em Matemática. O ambiente de sala de aula e o apoio que o professor oferece a seus alunos, bem como a importância de se considerar outros construtos, como a autoestima e autoeficácia, como algo que afeta a escolha pelo uso de estratégias autoprejudiciais foram variáveis-chave para maior compreensão da adoção destas estratégias. O pequeno número de pesquisas encontrado no âmbito da Matemática sugere que este é ainda um campo profícuo para novas pesquisas, tanto brasileiras quanto internacionais.

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Biografia do Autor

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Educação Matemática da UNiversidade Federal de Ouro Preto

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Campinas.  Ph.D em Educação pela University of Southern California (1993), na área de Psicologia Educacional. Coordenadora da Linha Psicologia e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da FE- Unicamp. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em Aprendizagem e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente com seguintes temas: aprendizagem autorregulada, estratégias de aprendizagem, motivação para aprender,afetividade, metacognição, variáveis afetivo-motivacionais, delineamento de intervenções para a promoção da aprendizagem autorregulada na escolarização formal e construção, tradução, adaptação e validação de instrumentos para avaliação psicoeducacional.

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

Minoru Torisu, E., & Boruchovitch, E. (2021). Estratégias autoprejudiciais em matemática: uma revisão sistemática da literatura. Revista Diálogo Educacional, 21(70). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.070.AO09