Uma análise das concepções sobre as práticas investigativas na Educação Básica

Autores

  • Daniela Bonzanini de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosane Nunes Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lígia Beatriz Goulart Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO03

Resumo

As práticas investigativas na Educação Básica se caracterizam como um outro olhar sobre o aprender e o ensinar para os educadores, que buscam oportunizar aprendizagens significativas aos seus estudantes, produzindo propostas que consideram as necessidades e interesses destes. O trabalho com Projetos, que teve sua origem nas ideias da Escola Nova, apresenta-se atualmente com diferentes nomenclaturas. Assim a pesquisa tem como objetivo caracterizar e diferenciar, a partir de alguns referenciais teóricos, as concepções que sustentam diferentes denominações utilizadas para designar as atividades investigativas na Educação Básica. A pesquisa é de natureza qualitativa, caracteriza-se como exploratória e se desenvolve exclusivamente a partir da análise de diferentes fontes bibliográficas. Os resultados encontrados apontam que há diferenças entre as concepções que estão associadas às práticas investigativas nas escolas, principalmente no que tange aos conceitos de Projetos e de Iniciação Científica. Sendo assim, o artigo aponta para a necessidade de se compreender as diferentes nomenclaturas utilizadas para designar as práticas investigativas, a fim de que não se empreguem termos similares para práticas distintas. Esse conhecimento reforça também a necessidade da ampliação desses estudos na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Bonzanini de Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da vida e saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Ciências Básicas da Saúde. Grupo de pesquisa: Alfabetização Científica no Ensino Básico. Docente de Ciências na Educação Básica do município de Canoas – RS. 

Rosane Nunes Garcia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Biologia Animal. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; Colégio de Aplicação, Departamento de Ciências Exatas e da Natureza - UFRGS. Docente do PPG em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e do Colégio de Aplicação da UFRGS. Grupo de pesquisa: Alfabetização Científica no Ensino Básico.

Lígia Beatriz Goulart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRGS. Grupo de pesquisa: Alfabetização Científica no Ensino Básico.

Downloads

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Bonzanini de Lima, D., Nunes Garcia, R., & Goulart, L. B. (2021). Uma análise das concepções sobre as práticas investigativas na Educação Básica. Revista Diálogo Educacional, 21(68). https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.068.AO03