Facebook Dating: discussões sobre impactos sociais do novo recurso tecnológico do Facebook

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS14

Resumen

O presente artigo visa analisar impactos sociais que alguns recursos tecnológicos
exercem sobre o contexto contemporâneo, tendo como objeto o Facebook Dating,
nova ferramenta da rede social digital Facebook, dedicada a incentivar
relacionamentos afetivos entre usuários da rede que tenham afinidade, de acordo
com seus dados que deixam rastros na plataforma. Tendo como pano de fundo a
tecnologia ubíqua, que permeia o cotidiano de pessoas interconectadas e com
acesso a dispositivos móveis inteligentes, são discutidos alguns pontos cruciais
dessa interação, como a participação dos usuários, o condicionamento de suas
imagens pessoais para serem parte dessa rede, o monitoramento via geolocalização
demandado pelo aplicativo, a hiperexposição e a obscenidade das imagens,
evidenciando uma sociedade transparente e, principalmente, a problemática do
Facebook deter um enorme banco de dados sobre usuários.

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Biografía del autor/a

Pollyana Ferrari Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (Portugal), doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunidata (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2154095947170866). Na PUC-SP é também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios. Autora dos livros Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia ( Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014), No tempo das telas ( Estação das Letras, 2014), Comunicação na era da participação (Editora Fi, 2016) e Como sair das bolhas (Educ, 2018). Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Mariana Leonhardt Hallage, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP

Doutoranda no programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) na PUC-SP. Mestre pelo mesmo programa, com bolsa Capes. Área de pesquisa Processos Cognitivos e Ambientes digitais.

Publicado

2019-10-02

Cómo citar

Teixeira, P. F., & Hallage, M. L. (2019). Facebook Dating: discussões sobre impactos sociais do novo recurso tecnológico do Facebook. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS14