Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS02

Abstract

Nesse artigo busco discutir os impactos de robôs (em software ou hardware) dotados de habilidades socioemocionais. Para isso, uso como cenário ilustrativo o episódio “Volto Já”, da segunda temporada da série de televisão “Black Mirror”. Nesse episódio, Martha compra um robô que simula a personalidade do seu falecido marido, aprendida através das interações dele em redes sociais. O episódio trata das relações de afeto com robôs, justamente o tema que pretendo abordar, me focando nas emoções. Para tanto, primeiramente, apresento o estado da arte nas pesquisas em Computação Afetiva que envolvem robôs que são capazes de detectar emoções de diversas formas e responder a essas emoções para interagir de maneira mais antropomórfica. Posteriormente, abordarei potenciais impactos desse tipo de tecnologia na vida de humanos e no seu bem-estar e possíveis implicações éticas. Finalizarei esse artigo discutindo sobre como as tecnologias podem ser empregadas para aprendermos mais sobre nossos afetos.

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Author Biography

Patricia Jaques, UNISINOS

Doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil(2004)
Professor Adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos , Brasil

Published

2019-10-02

How to Cite

Jaques, P. (2019). Dotando robôs com habilidades socioemocionais: presente, futuro e implicações éticas. Revista Diálogo Educacional, 19(62), 948–969. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.DS02