A aprendizagem em tempos de Homo oeconomicus cyber

Auteurs

  • Elisângela Barbosa Madruga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Paula Corrêa Henning Universidade Federal do Rio Grande –FURG

DOI :

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO03

Résumé

Este artigo discute o cenário discursivo da atualidade no que tange a constituição de sujeitos por meio das tecnologias na educação formal, especificamente, os jogos eletrônicos. Sob esse viés as demandas sociais e econômicas são atendidas para garantir um amanhã ambientalmente responsável e próspero. Nessa perspectiva, considerando a realização de alguns tensionamentos acerca do tema, tomou-se como objetivo de pesquisa a identificação e análise dos ditos que são assumidos por professores da escola primária e reproduzidos em planos de aula. Treze planos de aula para crianças de 6 a 7 anos, produzidos por professores no jogo eletrônico Minecraft: Education Edition foram escolhidos como material de análise. Para a análise dos ditos utilizou-se como proposta teórico-metodológica a análise do discurso foucaultiana. Ao analisar os planos, verificou-se que 7 lições visavam uma aprendizagem baseada em projetos para desenvolver habilidades como colaboração, criatividade, pensamento crítico etc. Os planos abrangeram os anos 2016, 2017 e 2018. A análise discursiva apontou para a constituição de um sujeito proativo, dinâmico e flexível que se fundamenta num pensamento neoliberal, computacional e científico para a resolução de futuras situações problemas, entre elas as provocadas por uma crise ambiental.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elisângela Barbosa Madruga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF.

Paula Corrêa Henning, Universidade Federal do Rio Grande –FURG

Professora Associada do Instituto de Educação, professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande –FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista Produtividade do CNPq. 

Téléchargements

Publiée

2019-12-20

Comment citer

Madruga, E. B., & Henning, P. C. (2019). A aprendizagem em tempos de Homo oeconomicus cyber. Revista Diálogo Educacional, 19(63), 1616–1637. https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.063.AO03