Analytic Hierachy Process suportando a avaliação por pares
DOI:
https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS09Resumo
A avaliação pode ser um importante instrumento para complementar o processo de aprendizagem, principalmente quando se deseja desenvolver, em complemento ao conteúdo técnico, habilidades humanas, como é o caso dos estudantes dos cursos de Administração. Nesse contexto, a utilização de técnicas de metodologias ativas e de avaliação por pares merece destaque. O objetivo deste estudo é avaliar o uso da técnica de análise multicritérios denominada analytic hierarchy process para auxiliar a avaliação por pares. A ferramenta desenvolvida foi utilizada em um exemplo hipotético, com características de uma disciplina do curso de Administração de Empresas. O estudo, de modelagem quantitativa, foi desenvolvido segundo os modelos de Bertrand e Fransoo (2002) e Mitroff et al. (1974). Como resultado, foi possível identificar que a técnica permite, a partir de critérios predefinidos e hierarquizados, identificar os graus de desempenho dos estudantes de uma equipe de trabalho. Com essas informações, o feedback para os estudantes torna-se mais objetivo e efetivo.
Downloads
Referências
ACZÉL, J.; SAATY, T. L. Procedures for synthesizing ratio judgements. Journal of Mathematical Psychology, v. 27, p. 93-102, 1983.
ALLAL, L. Assessment and the regulation of learning. In: PETERSON, P.; BAKER, E.; MCGRAW, B. (Org.). International encyclopedia of education. Oxford: Elsevier, 2010. v. 3.
BERTRAND, J. W. M.; FRANSOO, J. C. Operations management research methodologies using quantitative modeling. International Journal of Operations & Production Management, v. 22, n. 2, p. 241-264, 2002.
BIGGS, J.; TANG, C. Teaching for quality learning at university. Buckingham: SHRE; Open University Press, 2007.
BROWN, J. Feedback: the student perspective. Research in Post-Compulsory Education, v. 12, p. 33-51, 2007.
CESTONE, C. M.; LEVINE, R. E; LANE, D. R. Peer assessment and evaluation in team-based learning. [S.l.]: Wiley, 2008. (New Directions for Teaching and Learning, n. 116).
CRISP, B. R. Is it worth the effort? How feedback influences students’ subsequent submission of assessable work. Assessment and Evaluation in Higher Education, v. 32, p. 571-581, 2007.
DAVOODI, A. On inconsisyency of a pairwise comparison matrix. International Journal Industrial Mathematics, v. 1, n. 4, p. 343-350, 2009.
DEL FIACO, J. L. M. Métodos participativos: fundamentação teórica e um plano de aula para uma disciplina de teoria geral da administração e a teoria da atividade. Revista Administração, Santa Maria, v. 2, n. 2, p. 1-21, 2005.
HATTIE, J.; TIMPERLEY, H. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, p. 81-112, 2007.
LEE, H. J.; LIM, C. Peer evaluation in blended team project-based learning: what do students find important? Educational Technology & Society, n. 15, p. 214-224, 2012.
MICHAELSEN, L. K.; SWEET, M. The essential elements of team-based learning. [S.l.]: Wiley, 2008. (New Directions for Teaching and Learning, n. 116).
MITROFF, I. I. et al. On managing science in the systems age: two schemas for the study of science as a whole systems phenomenon. Interfaces, v. 4, n. 3, p. 46-58, 1974.
PRINCE, M. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004.
SAATY, T. L. Theory and applications of the analytic network process: decision making with benefits, opportunities, costs, and risks. Pittsburgh: RWS, 2005.
SAATY, T. L. The modern science of multicriteria decision its practical applications: the AHP-ANP approach. Operations Research, v. 61, n. 5, set./out. 2013.
SAATY, T. L. About a hundred years of creativity in decision. International Journal of the Analytic Hierarchy Process, v. 7, n. 1, 2015.
SILVA, R. O. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
STONER, J. A. F. Administração. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.
WHITE, P. J. et al. Adopting an active learning approach to teaching in a research-intensive higher education context transformed staff teaching attitudes and behaviours. Higher Education Research and Development, v. 35, n. 3, p. 619-633, 2016.
WOLLMANN, D. et al. Details of the analytic hierarchy process technique for the evaluation of health insurance companies. Produção, 2013.
WOLLMANN, D.; STEINER, M. T. A. The strategic decision-making as a complex adaptive system: a conceptual scientific model. Complexity, 2017.
WOLLMANN, D.; STEINER, M. T. A. ; WOLLMANN, R. Vivenciando gestão estratégica de operações em ambiente virtual de aprendizagem. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON PRODUCTION RESEARCH AMERICA, 2012, Santiago. Anais... [S.l.: s.n.], 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.