Summaê: um espaço criativo para aprendizagem

Autores

  • Ricardo Ramos Fragelli
  • Thaís Branquinho Oliveira Fragelli

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS05

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa. Aprendizagem criativa. Summaê

Resumo

Este artigo apresenta alguns avanços sobre uma metodologia ativa conhecida como Summaê, utilizada em várias regiões do país e em diversos campos do conhecimento. A primeira publicação sobre esse tema data de 2012 e, apesar de os fundamentos serem os mesmos das primeiras experiências feitas em turmas de Engenharia, algumas adaptações foram realizadas para que pudesse ser aplicado de modo mais abrangente, inclusive na educação a distância e na educação corporativa. Além de apresentar a metodologia de forma mais consistente e detalhada, são analisados resultados qualitativos de 18 professores que participaram diretamente da organização de Summaês em suas instituições, com o intuito de estudar as possíveis dificuldades encontradas, principais vantagens, reações dos estudantes e seu engajamento sob a óptica do professor. Os resultados mostram que os docentes tiveram pouca ou nenhuma dificuldade na realização do Summaê e as principais reações dos estudantes foram de motivação, alegria, aproximação, divertimento, entusiasmo, concentração e espírito de equipe.

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Ramos Fragelli, R., & Branquinho Oliveira Fragelli, T. (2017). Summaê: um espaço criativo para aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, 17(52), 409–430. https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS05